Política

O pedido de desculpas de Lula após admitir erro com Nísia Trindade

Lula enfatiza a importância do trabalho de Nísia Trindade para o sucesso do programa Agora Tem Especialistas do SUS.  |  Ricardo Stuckert/Divulgação

Publicado em 30/05/2025, às 16h22 - Atualizado às 16h23   Ricardo Stuckert/Divulgação   Henrique Brinco

O presidente Lula (PT) reconheceu que foi um "erro" não ter convidado a ex-ministra da Saúde, Nísia Trindade, para participar do lançamento do programa Agora Tem Especialistas nesta sexta-feira (30). Voltada ao SUS, a iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso da população a consultas, exames e cirurgias em áreas médicas com alta demanda.

No discurso, Lula agradeceu o empenho de Nísia na construção do projeto. Queria começar agradecendo a nossa ex-ministra da Saúde Nísia Trindade. A Nísia fez um esforço quase que desumano pra colocar esse programa em pé. Eu sei o quanto ela trabalhou, eu sei o quanto eu cobrei. Metade de tudo isso aqui e um pouco mais é de responsabilidade da companheira Nísia", disse Lula.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

"Queria dizer para Nísia que foi um erro meu não pedir para colocar ela aqui nesse dia, que seria um dia marcante também pra ela. Tenho um apreço muito grande pela companheira Nísia, muito grande mesmo", emendou.

O projeto havia sido lançado por Lula há aproximadamente um ano, mas não conseguiu se consolidar. Esse fracasso é apontado como um dos fatores que levaram o presidente a demitir Nísia.

Coube ao atual ministro da Saúde, Alexandre Padilha, detalhar o funcionamento do programa. A proposta prevê o credenciamento de hospitais privados e entidades filantrópicas para oferecer atendimento em seis especialidades. 

Classificação Indicativa: Livre


TagsLulanísia trindade

Leia também


Moema Gramacho ganha cargo no governo Lula cinco meses após deixar Prefeitura de Lauro de Freitas


Lula revela motivo para não ter celular e alerta usuários: "Fiquem atentos"