Política

O que é intervenção federal e como isso funciona?

Governo Lula decretou intervenção federal após atos de terrorismo em Brasília  |  Foto: Ricardo Stuckert

Publicado em 09/01/2023, às 06h23 - Atualizado às 06h28   Foto: Ricardo Stuckert   Cadastrado por Vinícius Dias

 

Terrorismo, vandalismo, depredação, ameaça à democracia, desrespeito à soberania das urnas e aos três poderes da República.

Tudo isso aconteceu de uma só vez em Brasília durante o último domingo (8), quando apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) invadiram o Congresso, STF e Palácio do Planalto para promover cenas de selvageria, destruindo os três prédios, além de fazerem saques a obras de arte e armas.

À noite do mesmo dia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decretou intervenção federal no DF. Mas o que isso significa? Explicamos agora.

A medida é prevista pela Constituição de 1988 em situações nas quais há, por exemplo, "grave comprometimento de ordem pública". A intervenção anunciada por Lula se limita à área da segurança pública, com prazo de até 31 de janeiro. Ela acontece quando a União assume competências que cabem ao Estado e a segurança pública é uma dessas atribuições das Unidades Federativas.

De acordo com o artigo 34 da Constituição, são hipóteses passíveis de intervenção federal a necessidade de "pôr termo a grave comprometimento da ordem pública", "repelir invasão estrangeira ou de uma unidade da federação por outra", ou ainda "garantir o livre exercício de qualquer dos Poderes nas unidades da federação".

A intervenção federal também pode ser decretada, segundo a Constituição, para "manter a integridade nacional" e para "prover a execução de lei federal, ordem ou decisão judicial".

A Constituição afirma que cabe ao Congresso Nacional, após o decreto de intervenção e a nomeação de um interventor, analisar o caso em um prazo de 24 horas.

Em 2018, o Governo Federal tomou uma medida semelhante no Rio de Janeiro. À época, Michel Temer (MDB) era o presidente e nomeou do general Walter Braga Netto como interventor.

O período de intervenção se estendeu de fevereiro de 2018 até 1º de janeiro de 2019, sob a justificativa de uma escalada de violência em meio a uma situação de calamidade nas finanças do estado.

Lula se pronuncia sobre atos antidemocráticos https://t.co/yQxBzejADs

— Lula (@LulaOficial) January 8, 2023

 

Classificação Indicativa: Livre


Tags política Lula Brasília violência stf Terrorismo congresso bolsonaro bolsonarismo intervenção federal Ibaneis Rocha

Leia também


Governo da Bahia envia 70 policiais militares para reforçar segurança no Distrito Federal


Moraes afasta governador do DF do cargo após vandalismo em Brasília