Política

Pacheco sinaliza que vai destravar PL do mercado de carbono após 2º turno das eleições municipais

Rodrigo Pacheco (PSD/MG) deve destravar projeto da Câmara que regulamenta mercado de carbono  |  Lara Curcino / BNews / Arquivo

Publicado em 13/10/2024, às 11h47   Lara Curcino / BNews / Arquivo   Davi Lemos

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD/MG), sinalizou que pode destravar projeto que regulamenta o mercado de carbono no Brasil após o segundo turno das eleições municipais. O projeto está parado devido a impasse entre o Senado e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP/AL).

A relatora do projeto na Casa deve ser a senadora Leila Barros (PDT/DF) e fontes ligadas a Pacheco consideram como "boas" as chances de uma votação até o fim do ano. As informações são do site Poder 360. O impasse entre Pacheco e Lira sobre o tema gerou uma reunião entre Leila e o deputado federal Aliel Machado (PV/PR), relator do projeto na Câmara.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Há uma disputa entre as Casas sobre a proposta. O Senado aprovou em outubro o PL 412/2022 que cria o Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões de Gases de Efeito Estufa, estabelecendo regras para quem emite mais de dez mil toneladas de gás carbônico por ano - a proposta exclui o agronegócio das obrigações.

Dois meses depois, a Câmara aprovou o projeto 2148/2015, que trata do tema, mas começou uma disputa entre Câmara e Senado sobre qual projeto iria à frente. Lira arquivou a proposta aprovada no Senado e isso desagradou Pacheco. A proposta aprovada na Câmara segue no Senado, mas sem relatoria oficial e sem tramitar nas comissões.

Classificação Indicativa: Livre


TagsArthur LiraRodrigo Pachecomercado de carbono

Leia também


Deputada bolsonarista quer condicionar patrocínio de estatais a superávit


Brito e Elmar encontram com Lula no Círio de Nazaré