Política

PEC da Transição? Saiba qual deve ser a primeira dor de cabeça do governo Lula

Primeira "dor de cabeça" do governo Lula (PT) foi tema de extenso embate entre governadores e presidente Jair Bolsonaro (PL)  |  Reprodução/TV Globo

Publicado em 06/11/2022, às 08h19   Reprodução/TV Globo   Cadastrado por Yuri Abreu

A chamada PEC da Transição é apenas um dos problemas os quais o governo Lula (PT) já está tendo de enfrentar, mas não deve ser o pior. Auxiliares do petista preveem que a principal "dor de cabeça" será o possível retorno da cobrança integral do ICMS dos combustíveis.

A expectativa é que os governadores voltem à carga para derrubar o teto, fixado em 17% para a alíquota, de acordo com o jornal Folha de S.Paulo, ainda mais com o Congresso só tendo aprovado a compensação de perda de receita aos estados até o fim deste ano.

A decisão ocorreu em meio à disparada dos preços em decorrência da guerra na Ucrânia. A medida foi articulada para conter os danos políticos para o presidente Jair Bolsonaro (PL), então candidato à reeleição.

Além disso, com a perspectiva de o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizar o retorno da cobrança integral no ano que vem, petistas avaliam que Lula terá um início de gestão conturbado, pressionado pela inflação e pelo mau humor da classe média.

A questão referente ao ICMS pode dificultar o plano dos auxiliares do presidente eleito de iniciar o governo com pautas que estimulem a economia e ajudem a aliviar o cenário negativo.

 

Classificação Indicativa: Livre


Tags Lula Jair Bolsonaro icms combustíveis

Leia também


Aos 56 anos, ex-apresentadora do Jornal da Globo surpreende ao posar de biquíni


Lula já tem opções para substituição do teto de gastos; veja quais


Aliados não querem que Bolsonaro concorra às eleições de 2026, diz colunista