Política

PF abre inquérito contra Bolsonaro por caso das joias

Os itens estão avaliados em R$ 16,5 milhões  |  Foto 1: Alan Santos/Arquivo/PR | Foto Joias: Reprodução

Publicado em 06/03/2023, às 20h23   Foto 1: Alan Santos/Arquivo/PR | Foto Joias: Reprodução   Daniel Serrano

A Polícia Federal (PF) abriu nesta segunda-feira (6) um inquérito para apurar a tentativa do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de receber ilegalmente jóias da Arábia Saudita avaliadas em R$ 16,5 milhões. 

A abertura da investigação ocorreu depois que o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, ter encaminhado um documento à PF pedindo a "apuração de possíveis fatos criminosos".

As joias foram encontradas com o ex-ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, quando ele retornava de uma viagem oficial à Arábia Saudita, realizada em outubro de 2021. As joias estavam na mochila de um assessor do ex-ministro. No aeroporto de Guarulhos, o assessor tentou passar pela alfândega na fila do "nada a declarar". No entanto, por lei, ele deveria ter declarado as joias e ter pagado uma taxa de 50% do valor.

Como o valor não foi pago, as joias ficaram retidas na Receita. O governo Bolsonaro tentou recuperar os itens ao menos oito vezes. Outros ministros foram acionados para atuar no caso, mas não obtiveram sucesso.

Classificação Indicativa: Livre


Tags PF jóias Jair Bolsonaro Flávio Dino

Leia também


Lula vai à China no fim de março, diz Itamaraty


Radar BNews: Os bastidores da sabatina de Aline Peixoto e Tom Araújo na ALBA


Juscelino fica? Saiba o que foi decidido após reunião entre Lula e ministro