Política

Flávio Dino toma decisão sobre joias de Michelle Bolsonaro

Valter Campanato/Agência Brasil
As joias foram encontradas com um integrante da comitiva do Ministério de Minas e Energia, que desembarcou no Aeroporto de Guarulhos em outubro de 2021  |   Bnews - Divulgação Valter Campanato/Agência Brasil

Publicado em 06/03/2023, às 07h50   Cadastrado por Daniela Pereira



O caso das joias que o governo Bolsonaro tentou trazer ilegalmente para o Brasil para a ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro, pode ganhar mais um capítulo. Nesta segunda-feira (06), o ministro da Justiça, Flávio Dino, vai acionar a Polícia Federal (PF) para apurar o caso.

No último sábado (04), o Ministério Público Federal (MPF) em Guarulhos foi acionado pela Receita Federal para apurar o caso das joias trazidas ilegalmente. Com informações e imagens dos bens apreendidos no aeroporto internacional de São Paulo, em outubro de 2021, a representação foi distribuída hoje para uma procuradora do MPF na cidade. As peças, avaliadas em mais de R$ 16,5 milhões, seriam um presente do governo da Arábia Saudita para Michelle.

As joias foram encontradas com um integrante da comitiva do Ministério de Minas e Energia, que desembarcou no Aeroporto de Guarulhos em outubro de 2021, após uma viagem oficial ao Oriente Médio.

De acordo com Dino, o caso pode configurar crimes de descaminho, peculato e lavagem de dinheiro. Peças foram apreendidas pela Receita porque não foram declaradas.

Desde que as peças foram apreendidas, houve ao menos oito tentativas do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro de recuperar os itens, mas a Receita Federal não atendeu aos pedidos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp