Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: A bufeteira do calote

Reprodução
Os bastidores da política baiana  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 09/05/2024, às 05h50   Editoria de Política



A bufeteira do calote
Uma badalada bufeteira da cidade vem sendo acusada por duas ex-funcionárias suas de um calote trabalhista tamanho família. Entre flores, decorações e muitas fotos com famosos, a mocinha se camufla bem e ninguém consegue localizá-la para intimá-la. Acostumada a atender figurões e artistas da “high society” baiana, ela surfa em blogs de “caras e bocas” e distribui seus vídeos por vários grupos de dondocas e de bairros nobres. Frequentadora do melhor “coiffeur” da capital, ela passa a sexta-feira toda fazendo sua escova de chocolate e seu peeling com fenol (Baker), tomando seu cappuccino italiano e com seus dedinhos nervosos no seu iPhone 15 Pro Max. O estereótipo de bufeteira das Dondocas a rendeu um círculo de amizades bem requintado, rodeado de esposas exemplares e do lar; a jovem empurra o dedo nos orçamentos e assim multiplica seu império de quitutes e guloseimas finas. Do outro lado, as duas humildes funcionárias se esforçam para receber a mísera rescisão de madrugadas inteiras de trabalho e espirros de granfinos decadentes; tudo isso virá à tona no processo que as espera. Vão voar casadinhos e flores para todos os lados...

Lobinho em apuros
Olha nosso lobinho na cena novamente. Dessa vez a coisa é mais séria do que pensávamos. Acostumado a pequenos golpes em jovens carentes e “coroas” barrigudos com grana, nosso personagem se meteu em uma trapalhada federal. Fontes da NSP confirmaram que na época do COVID o rapaz flertou com o perigo e colocou algumas de suas amizades em risco em uns esqueminhas nada republicanos. O assunto chegou em Brasília e parece que o espertalhão logo logo pode visitar a capital federal e bater um papo com a turma na Papuda.

Don Juan da Bodytech
Um famoso advogado da capital baiana, não tão jovem quanto pensa, ganhou a alcunha de Don Juan na famosa e badalada academia Bodytech. O bonitão chega na academia logo cedo exalando seu One Million e sua regata toda apertadinha, disparando olhares e piadas de péssimo gosto para as meninas locais. Ele vai de aparelho em aparelho se achando o galã autêntico espanhol, tentando seduzir e encantar até mulheres casadas. Funcionários da academia também não estão livres do “gatinho” e contaram à coluna que já foram vítimas também da investida do causídico PQG (pensa que é gatinho), e ameaçaram denunciá-lo à diretoria do estabelecimento. A Sombra avisa que assédio é crime e tem gente graúda de olho no playboy.

Os fantasmas da Ferbasa
Após a morte do fundador, alguns almas penadas vêm rondando a preciosa empresa baiana, onde surgem denúncias de empresas fantasmas, compras ilegais que têm deixado muita gente de cabelo em pé, gerando clima de extremo suspense no ar. Com esqueletos em armários, antigos gestores estão arrepiados com assombrações do passado, mas que podem continuar o terror no presente e com novos episódios fantasmagóricos nos próximos meses.

A rejeição de Ana Paula
A pesquisa do BNews, em parceria com o instituto Real Time Big Data, que aponta uma alta rejeição de Ana Paula Matos na Secretaria de Saúde de Salvador movimentou o mundo político na segunda-feira. Assim que foi divulgada em primeira mão no programa Radar BNews, da BNewsTV, os "zap zap" da base aliada do prefeito Bruno Reis começaram a apitar. O resultado caiu como uma bomba e virou motivo de argumento para outros nomes voltarem a pleitear a vice. Aguardemos os próximos capítulos.

Acorda, Geraldinho 1
A campanha de Geraldo Júnior parece estar vivendo ainda no mundinho de Alice. Demorou quase uma semana contra o processo do União Brasil a respeito do vídeo em que o vice-governador aparece em destaque. Só agora o MDB resolveu acionar o adversário por causa dos vídeos institucionais em que Bruno Reis joga confete em si próprio.

Acorda, Geraldinho 2
Chama a atenção também a demora do vice-governador em responder a temas polêmicos. Uma burocracia que pode ser fatal numa campanha como essa. A equipe de Bruno, por outro lado, está com a faca nos dentes.

Novela repetida?
João Roma disse que quer ser candidato a governador em 2026 e essa intenção do presidente do partido de Jair Bolsonaro na Bahia deve mantê-lo bem distante de ACM Neto, que também deve disputar as eleições para o Palácio de Ondina. Um aliado do prefeito Bruno Reis comentou a esta coluna que o apoio do PL a Bruno neste ano não deve causar problemas para ele nas eleições estaduais: Reis deve apoiar o ex-prefeito da capital. Será quase um repeteco de 2022, já que Jerônimo, naturalmente, deve tentar a reeleição. Só vai faltar a confirmação de Kleber Rosa para ocorrer o Vale a Pena Ver de Novo daqui a dois anos.

Corre, corre
Tem um certo deputado baiano que vive fugindo quando a polêmica chega no seu nome ou quando é solicitado para responder algo. Ele foi visto correndo para o plenário e depois saindo quando a situação foi 'apaziguada'. 

Afronta no próprio partido
As eleições ainda nem começaram e a política nos municípios baianos vem se movimentando a todo vapor. Políticos do mesmo partido inclusive vêm mandando indiretas um para o outro nas redes sociais. Ainda não sabemos o motivo que está levando a essa confusão. Disputa de poder? Candidatura própria? A pergunta que não quer calar.

O poder de Rosemberg
Impressionante o poder de Rosemberg Pinto, que está em seu quarto mandato, sobre a Secult-BA. O secretário Bruno Monteiro passou a ser uma rainha da Inglaterra, onde todos os cargos abaixo dele são do deputado. O poder do petista é impressionante nas contratações, nos projetos culturais, na Flica de Cachoeira.. Em tudo! A NSP quer saber o que está por trás de tanto poder...

Lupa
Finalmente, com três anos de atraso, a gestão estadual petista resolveu implantar as câmeras no fardamento da PM. Continuaremos de olho.

Cuba libre
A visitinha de Alice Portugal e Lídice da Mata no início do mês a Cuba para protestar contra o embargo dos Estados Unidos custou quase R$ 90 mil aos cofres públicos. A pergunta que fica é: qual resultado prático dessa missão solidária para os interesses do Brasil?

The Isidório´s Show
O correspondente do BNews em Brasília, Humberto Sampaio, fez um flagra peculiar nesta semana: Pastor Sargento Isidório dando seu show particular diário no Salão Verde da Câmara Federal.  Todos os dias, em algum momento, o baiano apronta uma presepada diferente em frente ao Plenário da Casa. Ontem foi uma pregação com música gospel.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp