Política

Por apoio, União Brasil desiste de presidir comissões importantes na Câmara dos Deputados; entenda

Acordo envolve apoio à Elmar Nascimento na sucessão de Arthur Lira  |  Pablo Valadares / Câmara dos Deputados

Publicado em 07/03/2024, às 09h10   Pablo Valadares / Câmara dos Deputados   Tácio Caldas

As escolhas dos novos presidentes das comissões na Câmara dos Deputados estão gerando diversas dinâmicas e debates na "Casa Baixa". O União Brasil (UB), Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Liberal (PL), estão "brigando" por mais espaço nas comissões da Câmara. Este foi o caso, por exemplo, do controle da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

O UB, liderado por Antônio Rueda, assegurou comissões como Desenvolvimento Econômico, Relações Exteriores, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional. Após uma negociação, Rueda liberou a comissão de Relações Exteriores para o PL. Essa mudança foi por causa de um acordo formalizado na noite da última terça-feira (5) onde foi feito um arranjo para garantir o apoio do PL à candidatura de Elmar Nascimento (UB) à presidência da "Casa Baixa".

O baiano é um dos pré-candidatos à sucessão do atual presidente Arthur Lira (PP). A única condição imposta foi de que o partido de Valdemar Costa Neto (PL) não apresentasse um candidato em 2025. De acordo com informações de aliados, esse acordo foi aprovado por Lira. Com informações do blog do Noblat, no Metrópoles.

Assista ao Radar BNews da última quarta-feira (6):

Classificação Indicativa: Livre


Tags pt pp Câmara CCJ Câmara dos Deputados Partido dos Trabalhadores PL Elmar Nascimento comissão de constituição e justiça lira Valdemar Costa Neto ub casa baixa partido liberal Arthur Lira União Brasil Antônio Rueda