Política

Prefeito de Jeremoabo se torna réu em novo processo por fraude em dispensa de licitação

Derisvaldo José dos Santos (PP), prefeito de Jeremoabo, já havia sido punido pelo TCM, em agosto de 2021, pelo mesmo motivo  |  Reprodução / Instagram

Publicado em 03/07/2023, às 11h45   Reprodução / Instagram   Cadastrado por Tácio Caldas

O prefeito de Jeremoabo, cidade localizada no nordeste baiano, Derisvaldo José dos Santos, o Deri do Paloma (PP), se tornou reú em mais um processo por causa de uma suposta fraude em dispensa de licitação, nesta segunda-feira (3). Neste novo caso, a decisão que o tornou réu foi tomada, pela Segunda Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA).

Deri do Paloma está sendo acusado pelo Ministério Público do Estado (MP-BA) de ter beneficiado a construtora São João Batista LTDA, em um novo processo sem licitação, com um contrato para a execução de serviços de limpeza pública e coleta de resíduos sólidos, com um valor total de R$ 1,6 milhão. A justificativa da prefeitura do município alega que o contrato foi feito em condição de emergência, o que motiva a dispensa de licitação, fato este que aconteceu em 2018.

Por outro lado, o MPBA diz que o gestor tirou uma empresa concorrente da disputa para beneficiar diretamente a construtora em questão. O órgão declarou ainda que a São João Batista LTDA não tinha nenhum veículo cadastrado no Detran-BA.

O detalhe é que Derisvaldo Santos é alvo de uma CPI na Câmara de Vereadores, onde os legisladores apuram um suposto beneficiamento a uma outra empresa, dessa vez um estabelecimento de autopeças, que seria do sobrinho do prefeito, algo que, segundo a acusação vem ocorrendo desde 2019, fazendo com que as empresas do parente do gestor conseguisse contratos que ultrapassam R$ 3 milhões.

Diante de uma nova ação judicial contra o Deri do Paloma por questões atreladas à uma nova fraude em dispensa de licitação, é inevitável lembrar que em agosto de 2021, o chefe do executivo municipal também foi punido pelo Tribunal de Contas Municipal (TCM) por este mesmo motivo.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Câmara de Vereadores pp tcm jeremoabo cpi tjba detran-ba Mpba Derisvaldo José dos Santos o Deri do Paloma

Leia também


Homem é preso após agredir ex-mulher com pedaço de madeira


Mulher de Stênio Garcia diz que infecção não tem relação com harmonização facial


Após inelegibilidade de Bolsonaro, Valdemar convoca reunião geral do PL