Política

Prefeitura de Salvador lança programa de incentivo milionário ao setor audiovisual; veja detalhes

Para incentivar o setor audiovisual, serão utilizados recursos da lei Paulo Gustavo e recursos próprios, dos cofres da prefeitura  |  Joilson César/BNews

Publicado em 18/05/2023, às 11h46   Joilson César/BNews   Bruno Guena e Daniel Brito

A Prefeitura de Salvador lançou, na manhã desta quinta-feira (18), o SalCine, primeiro plano de desenvolvimento do setor audiovisual da história do município e idealizado pela Secretaria de Cultura e Turismo (Secult).

O evento de lançamento aconteceu no Cinema da Universidade Federal da Bahia (Ufba), situado no campus do Vale do Canela. O objetivo da iniciativa é aproximar a capital baiana das melhores práticas do Brasil, tornando-a um terreno fértil para iniciativas da área. Para isso, serão utilizados tanto recursos da lei Paulo Gustavo quanto recursos próprios dos cofres da prefeitura.

O desejo é transformar Salvador na capital do audiovisual no Brasil, desenvolver esse setor. É mais uma área que a gente enxerga como estratégica para o desenvolvimento estratégico da nossa cidade, geração de emprego e renda. Estamos investindo os recursos para cada real da lei Paulo Gustavo. A prefeitura está dobrando esse valor", revelou o prefeito Bruno Reis (União Brasil).

De acordo com o chefe do Executivo municipal, os investimentos do programa irão ultrapassar a cada dos R$ 70 milhões e servirão de estímulo à economia para gerar emprego e renda. Entre as novidades, está a construção de um estúdio para facilitar a gravação de filmes que tenham Salvador como cenário.

"Esses recursos serão distribuídos através de editais onde produtoras poderão apresentar projetos para a produção de curtas e longa-metragens, filmes, séries, novelas e até games. Vamos oferecer uma infraestrutura para que o negócio possa se viabilizar com todo o suporte técnico, além da capacitação profissional. Vamos avançar também para construção de um grande estúdio indoor para facilitar a produção de filmes nacionais e intenracionais que possam ser realizados aqui em Salvador", adicionou.

Ainda de acordo com Bruno Reis, toda a parte de regulamentação e os termos de referência já estão sendo concluídos. Em junho, os editais deverão ser publicados.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Salvador prefeitura entretenimento incentivo programa filmes Bruno Reis novelas audiovisual lei paulo gustavo Salcine

Leia também


Bruno Reis defende setor audiovisual como estímulo para o turismo


Sílvio Humberto diz o que pensa sobre possível ida de José Trindade para o PT


Tem salvação? Saiba quais as chances de Dallagnol recuperar o mandato