Política

Presidente do PL fala sobre possibilidade de Bolsonaro ficar inelegível

O ex-presidente está sendo investigado por ataques ao sistema eleitoral durante a eleição de 2022  |  Reprodução/YouTube

Publicado em 11/05/2023, às 08h25 - Atualizado às 09h22   Reprodução/YouTube   Daniel Serrano

O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, comentou sobre a possibilidade de Jair Bolsonaro se tornar inelegível. O ex-presidente está sendo investigado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por conta dos ataques feitos ao sistema eleitoral brasileiro durante uma reunião com embaixadores em 2022. 

Em entrevista à coluna de Paulo Cappelli no site Metrópoles, o dirigente avalia que caso se torne inelegível, Bolsonaro  “ampliará em 30%" sua capacidade de transferir votos a um aliado. 

“Ninguém pode condenar um ex-presidente da República, deixá-lo inelegível, porque fez um comentário a respeito disso ou daquilo. Se fizerem isso com ele, ele vai aumentar seu poder de transferência (de votos) em 30%. Pode escrever o que estou falando”, disse Valdemar.

“Nós temos que respeitar a posição dos outros, a lei. Todo mundo tem o direito de falar e proceder como quiser, desde que haja respeito. O que não pode é cometer ilegalidade. Qual é a ilegalidade que Bolsonaro cometeu?”, questionou.

Caso seja condenado e se torne inelegível, Bolsonaro analisa apoiar um aliado para a eleição presidencial de 2026. Os principais cotados são o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o de Minas Gerais, Romeu Zema, à Presidência em 2026.

Classificação Indicativa: Livre


Tags eleição TSE presidência PL Jair Bolsonaro Valdemar Costa Neto

Leia também


Mirando energia limpa, BNDES financia projeto eólico da WEG


PF deflagra nova fase de operação contra responsáveis por atos antidemocráticos do dia 8 de janeiro


PF teve drástica redução de prisões em ações contra corrupção no governo Bolsonaro; saiba detalhes