Política

PSD ameaça obstruir votação da LOA no Congresso; entenda

Partido estaria insatisfeito com verdas destinadas ao Ministério da Agricultura  |  Marcelo Camargo / Agência Brasil

Publicado em 21/12/2023, às 08h54 - Atualizado às 08h59   Marcelo Camargo / Agência Brasil   Tácio Caldas

O Partido Social Democrático (PSD) compõe a base do governo federal, mas está demonstrando um certo grau de insatisfação com a gestão de Lula (PT). A legenda está descontente com o valor de R$ 13,3 bilhões que deve ser destinado ao Ministério da Agricultura em 2024. A pasta é comandada por Carlos Fávaro (PSD).

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

Por conta disso, a sigla está ameaçando fazer uma articulação para tentar obstruir a votação da Lei Orçamentária Anual (LOA) no Congresso Nacional. Foi devido a este motivo que, inclusive, o relator da LOA, o deputado Luiz Carlos Motta (PL) saiu da Câmara dos Deputados às pressas com destino ao Palácio do Planalto. Ao que tudo indica, o parlamentar foi negociar com Lula uma maior quantia para a Agricultura.

O detalhe por trás de toda essa questão estão as eleições municipais de 2024. Isso porque os parlamentares e dirigentes partidários costumam direcionar os recursos ou parte dele para os respectivos redutos eleitorais. E isso, ao que tudo indica, tem um maior peso para que haja esse pleito por uma maior fatia da verba federal. Com informações do colunista Paulo Cappelli, do Metrópoles.

Votação

O detalhe é que há uma tendência de que o Congresso Nacional receba o relatório final do Orçamento da União para 2024 nesta quinta-feira (21). Por isso, existe a expectativa de que a Comissão Mista de Orçamento vote o texto ainda pela manhã. O relator da LOA de 2024, Luiz Carlos Motta, estima gastos de R$ 5,5 trilhões. Vale lembrar que esse relatório é um marco crucial e que deve delinear as despesas públicas do governo federal para o próximo ano. 

Assista ao Radar BNews dessa quarta-feira(20):

Classificação Indicativa: Livre


Tags pt Lula congresso nacional Câmara dos Deputados presidente Lula PL agricultura Palácio do Planalto psd Partido Social Democrático ministério da agricultura loa lei orçamentária anual Carlos Fávaro eleições municipais de 2024 Luiz Carlos Motta

Leia também


Novo procurador-geral de Justiça da Bahia é nomeado; saiba quem


STF impõe nova determinação sobre o piso salarial da enfermagem; entenda


Congresso deve votar orçamento de 2024 nesta quinta-feira (21)