Política

PT e PSD firmam aliança em Alagoinhas; dois nomes brigam por candidatura

Aliados a nível estadual, PT e PSD derrubam muros e firmam aliança em Alagoinhas para 2024  |  PT fazia oposição "light" a Joaquim Neto, mas aproximação se deu via governo do estado - Divulgação

Publicado em 20/08/2023, às 12h56   PT fazia oposição "light" a Joaquim Neto, mas aproximação se deu via governo do estado - Divulgação   Lula Bonfim

O PT e o PSD oficializaram, neste domingo (20), uma aliança voltada para as eleições de 2024 em Alagoinhas. Cada uma das legendas tem seu pré-candidato à prefeitura no ano que vem — o sindicalista Radiovaldo Costa (PT) e o secretário municipal Gustavo Carmo (PSD), da Educação —, mas apenas um vai encabeçar a chapa no próximo pleito.


O acordo firmado envolve o compromisso de que o candidato será escolhido com base em pesquisas eleitorais encomendadas pelas legendas. Quem estiver mais bem colocado nos levantamentos será o candidato, que representará o grupo do governador Jerônimo Rodrigues (PT) em Alagoinhas.


O anúncio da aliança foi feito durante um grande evento para a filiação de Gustavo Carmo, que contou as participações do senador Otto Alencar (PSD-BA), dos deputados federais Cláudio Cajado (PP-BA), Ivoneide Caetano (PT-BA) e Otto Alencar Filho (PSD-BA), e dos deputados estaduais Niltinho (PP) e Ludmila Fiscina (PV), primeira-dama do município.


A aliança, antes tida como improvável, foi costurada entre o atual gestor municipal, Joaquim Neto (PSD), e o deputado federal Joseildo Ramos (PT), ex-prefeito de Alagoinhas e principal liderança petista da cidade, que também esteve no evento do PSD.


Nos últimos seis anos e meio, período que compreende os mandatos de Joaquim Neto até o momento, o PT manteve uma oposição "light" à prefeitura do PSD. Mas um pedido do governador do estado mudou tudo. Jerônimo Rodrigues tem solicitado à sua base aliada a escolha de apenas um candidato por município, evitando rachar os votos de seu grupo político.


Agora, a expectativa de Joaquim Neto é que seu pupilo Gustavo Carmo seja o candidato, abrindo espaço na chapa majoritária para que Radiovaldo seja seu postulante a vice-prefeito. O PT, por outro lado, tem a expectativa contrária: de voltar a governar a cidade depois de quatro mandatos. A última vez que os petistas estiveram à frente da prefeitura foi no período de 2001 a 2008, na gestão de Joseildo Ramos.


A maior certeza dos novos aliados, porém, é a de quem eles irão enfrentar nas próximas eleições. Trata-se do ex-prefeito Paulo Cezar Simões (Solidariedade), que, orientado pelo deputado federal Paulo Azi (União Brasil), está buscando um novo partido para fazer o enfrentamento.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Alagoinhas joseildo ramos Radiovaldo Costa eleições 2024 Joquim Neto Gustavo Ramos

Leia também


Deputado quer tirar nome de Carlos Marighella de colégio em Salvador para homenagear Olavo de Carvalho


Lula se manifesta sobre acidente que matou 7 torcedores; confira


Após polêmica, secretário remove postagem que 'misturava' morte de Mãe Bernadete e ação do governo Jerônimo