Política

Quaest: aprovação de Lula cresce 5% em dois meses; desempenho entre bolsonaristas surpreende

O petista viu a sua aprovação sair de 51%, registrada em abril, para 56%  |  Ricardo Stuckert / PR

Publicado em 21/06/2023, às 08h37   Ricardo Stuckert / PR   Daniel Serrano

A aprovação de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente da presidência da República registrou uma alta de 5% nos últimos dois meses. É o que diz uma pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (21).

De acordo com o levantamento, em abril, o petista tinha 51% de aprovação e em junho, Lula  atingiu 56%. Já o índice de reprovação de Lula registrou uma queda de dois pontos, saindo de 42% para 40%.

Ainda segundo a pesquisa, o primeiro semestre do governo Lula é avaliado positivamente por 37% dos eleitores, contra 33% de Jair Bolsonaro no mesmo período.

A pesquisa mostra ainda que 32% dos entrevistados dizem que a economia do Brasil melhorou nos últimos seis meses. Na relação com o Congresso Nacional, 51% avaliam que Lula tem mais dificuldade do que Bolsonaro. Por outro lado, 48% acreditam que o presidente não deve liberar mais recursos para aprovar seus projetos.

O levantamento ainda aponta para um dado curioso: a aprovação de Lula cresceu 8% entre os eleitores de Bolsonaro nos últimos dois meses. Em abril, 14% dos entrevistados que votaram pela reeleição do ex-presidente avaliaram o governo petista de maneira positiva. Em junho, o índice pulo para 22%.

A pesquisa entrevistou 2.029 eleitores com idade superior a 16 anos, entre os dias 15 e 18 de junho. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Lula pesquisa congresso nacional aprovação Jair Bolsonaro quaest

Leia também


Bolsonaro tem reação surpreendente sobre indicação de advogado de Lula ao STF


TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news


Cristiano Zanin será sabatinado no Senado nesta quarta-feira (21)