Política

Reajuste de 15,5% nos planos de saúde pode ser contido pelo Centrão e partidos de esquerda na Câmara dos Deputados

Deputados federais protocolaram pelo menos cinco projetos para tentar reverter reajuste até esta sexta-feira (27)  |  Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados

Publicado em 27/05/2022, às 19h22   Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados   Redação

Deputados de esquerda e do Centrão estão se mobilizando, na Câmara, para tentar conter o aumento de 15,5% nos planos de saúde, autorizado nesta quinta-feira (26), pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Até a tarde desta sexta-feira (27), parlamentares de diversos campos ideológicos apresentaram ao menos cinco projetos de decreto legislativo para derrubar a decisão da autarquia federal, de acordo com o colunista Igor Gadelha, do portal Metrópoles,

Um deles foi apresentado pelo deputado Eduardo da Fonte (PP-PE), que chamou a decisão da agência de abusiva. "Não bastassem todos os aumentos decorrentes da inflação, bem como dos efeitos da pandemia, o consumidor brasileiro ainda terá de suportar mais este abusivo reajuste", afirmou o pepista.

Ivan Valente (PT-SP), por sua vez, disse que a autarquia protege os planos de saúde, não cumprindo o papel estabelecido a ela.

“A aprovação do reajuste pela Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Saúde Suplementar deixa clara a proteção dada às operadoras de planos de saúde, violando seu papel de fiscalização e regulação do setor, e colocando em evidência que não possui qualquer independência para regular o sistema de saúde suplementar no país”, afirmou o petista.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre


Tags deputados ANS reajuste planos de saúde

Leia também


Setur-BA divulga lista de atrações do Turismo católico religioso em feira internacional


Pressão do PT sobre Ciro pode inviabilizar apoio no 2º turno, diz presidente do PDT


Prefeitura de Campina Grande espera movimentar R$300 milhões durante festa de São João