Política

Representante dos Agentes Comunitários de Saúde denuncia "vínculo precário" nos municípios e defende PEC para a categoria

Representantes da saúde discutem a PEC 14/21 na Assembleia Legislativa da Bahia, buscando direitos para agentes comunitários  |  Daniel Serrano / BNews

Publicado em 22/08/2025, às 09h32 - Atualizado às 09h32   Daniel Serrano / BNews   Daniel Serrano e Yuri Pastori

O representante da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde do Estado da Bahia, Ivando Antunes, participou da audiência pública na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) para debater a PEC 14/21, que trata da aposentadoria especial dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias.

O que a gente está reivindicando é a aposentadoria especial com integralidade e paridade. O que nós queremos é alterar a Constituição para que os agentes comunitários tenham direito a esse acesso. Muitos trabalharam com o vínculo precário nos seus municípios, sem estarem devidamente registrados e quando se aposentam é com menos de um salário mínimo. E o que a gente busca com essa PEC é mudar essa realidade", afirmou.
O deputado Antonio Brito (PSD) é o relator da comissão que analisa a proposta, e o presidente é o líder do PP, doutor Luizinho. Além da audiência pública estão previstos outros atos de pressão ao poder público para que a demanda da categoria seja atendida.
Nós estamos fazendo outros atos através do Fórum Nacional das Representações dos Agentes de Saúde que vai ter em todos os estados brasileiros, por exemplo, no Rio de Janeiro, no Paraná, Minas Gerais. Então esse é um ato nacional, já que essa PEC vai abarcar todo o agente comunitário e endemias de todo o Brasil", concluiu.
Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no YouTube!
Assista:

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Classificação Indicativa: Livre


TagsSaúdeassembleiaaposentadoriaendemiasagentesbnewsPec 14/21

Leia também


Presidente da Fenace destaca importância da PEC 14/21 para valorização dos agentes de saúde


Coaf suspeita de lavagem de dinheiro em transferências de Eduardo