Política

Retaliação: Trump quer sancionar esposa de Moraes após prisão de Bolsonaro

Após a prisão de Jair Bolsonaro, Trump considera sanções à esposa de Moraes, a advogada Viviane Barci de Moraes  |  Getty Images e STF

Publicado em 05/08/2025, às 16h05   Getty Images e STF   Redação Bnews

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, avançou para aplicar sanções à advogada Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, após o magistrado determinar a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Nesta terça-feira (5), a Casa Branca passou a discutir um conjunto de medidas em resposta à prisão de Bolsonaro. Entre elas, a ampliação do tarifaço ao Brasil, a aplicação da Lei Magnitsky a mais integrantes do Supremo e a suspensão do visto de juízes auxiliares da Corte, de autoridades da Polícia Federal e da Procuradoria-Geral da República, e de políticos com atuação no STF.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Até o momento, as restrições a Viviane Barci de Moraes são a medida mais concreta em análise. Washington entende que sancionar a advogada seria uma “extensão” das medidas que já afetam Alexandre de Moraes por meio da Lei Magnitsky.

Na visão da Casa Branca, a sanção impactará, de forma significativa, as atividades do escritório Barci de Moraes, ao impedir que seja contratado por norte-americanos e pessoas e empresas que tenham negócios com os Estados Unidos.

Ao aplicar a Lei Magnitsky a Alexandre de Moraes, o governo Trump não havia imposto sanções à cônjuge do ministro. A ampliação do tarifaço ao Brasil é outra possibilidade, mas não conta com o apoio do deputado Eduardo Bolsonaro (PL) e do jornalista Paulo Figueiredo, que participam das conversas.

Classificação Indicativa: Livre


TagsEstados Unidospolícia federalstfSupremo Tribunal FederalCasa BrancaJair BolsonaroEduardo BolsonarobnewsTrumpAlexandre de MoraesDonald Trumpsançõestarifaçolei MagnitskyViviane barciesposa de Moraes

Leia também


VÍDEO: Flávio Bolsonaro anuncia ofensiva contra Moraes e pede impeachment do ministro do STF


Saiba por que Moraes rejeita ação da AGU contra sanções de Trump