Política

Rosemberg Pinto diz que membros do conselho de Ética deverão ser indicados nesta terça

Colegiado deve deliberar sobre mandato de Binho Galinha, investigado por diversos crimes  |  

Publicado em 01/04/2024, às 21h14      Cíntia Kelly

O líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, Rosemberg Pinto (PT), revelou que nesta terça deve indicar integrantes para compor o Conselho de Ética. O presidente da Casa, Adolfo Menezes (PSD), quer agilizar a instalação do colegiado.

O motivo da pressa do pessedista é dar resposta ao Ministério Público, que notificou a Assembleia a se posicionar sobre a investigação criminal contra o deputado Binho Galinha (PRD). Apenas o Conselho de Erica tem prerrogativa para cassar mandatos ou sinalizar outra penalidade, como suspensão ou advertência.

Quase quatro meses após a deflagração da Operação El Patron, cujo alvo foi o deputado Binho Galinha, apenas a oposição, por meio do líder Alan Sanches (União Brasil), indicou os deputados para compor o conselho de ética.

Para membros titulares os indicados são Sandro Régis (União Brasil), Samuel Júnior (Republicanos) e Tiago Correia (PSDB). A suplência ficou com os deputados Robinho (União Brasil), Emerson Penalva (PDT) e Kátia Oliveira (União Brasil).

Em conversa com o BNews, Rosemberg negou que a instalação do Conselho esteja condicionada a investigar Binho Galinha. Para ele, o Ministério Público é o órgão que deve investigar e oferecer a denúncia à Justiça.

Sobre a instalação, ele jogou a bola para Adolfo Menezes. “Quem define isso é o presidente. Gostaria que fosse  eu, mas é não é”, disse rindo. Lembrando que é desejo do petista presidir o Legislativo estadual.

Classificação Indicativa: Livre


Tags ALBA rosemberg pinto binho galinha