Política

Rui Costa culpa Bolsonaro por projetos não executados na Bahia; saiba detalhes

Rui Costa responsabiliza Bolsonaro por projetos que não foram tocados pela gestão na Bahia  |  Henrique Brinco/BNews

Publicado em 29/11/2022, às 14h01   Henrique Brinco/BNews   Thiago Conceição

O governador da Bahia do PT, Rui Costa, fez balanço de gestão na qual destacou um ‘abandono’ por parte do Governo Federal de projetos no estado, em áreas como a de infraestrutura e saúde. A afirmação foi feita em vídeo de divulgação do Governo do Estado, acessado pelo BNews nesta terça-feira (29).

O petista ainda detalhou quais projetos gostaria que fossem concluídos no estado, ainda durante a sua gestão. Na análise dos obstáculos, ele responsabilizou a falta de parceria com a União, que por meio do governo federal, liderado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) teria criado obstáculos para a realização de contratos.

“Aquilo que não consegui fazer está atrelado com algo onde precisaria de alguma participação do governo federal, mesmo que fosse apenas uma autorização. Então, poderia citar a transposição de água da região Norte do nosso estado. Temos o projeto da Codevasf pronto, que gostaríamos de ter realizado, com objetivo de levar água ali para o Senhor do Bonfim e Campo Formoso, região do semiárido que tem uma escassez de mananciais. Nós não conseguimos fazer. E tive que buscar alternativas. A alternativa foi integrar e ligar com grandes adutoras as barragens, buscando trazer maior estabilidade no abastecimento de água. Ainda tem o anel de contorno de Feira de Santana, que hoje está caótico. E ali é uma BR. Se pudesse, teria feito até com recurso próprio, como estamos fazendo a ligação Ilhéus-Itabuna, que também era uma estrada federal, mas estou fazendo com recurso próprio. Ali tem uma faixa fora do domínio federal que não necessita de autorização. Mas não conseguimos fazer o contorno de Feira. Tem ainda a solução da questão do pedágio da BR 324 e BR 116, que está inconclusa até hoje. Gostaríamos de ter resolvido, mas é contrato do governo federal. Assim como todo o planejamento que gostaríamos, através do PAC, da Ferrovia Centro Atlântica (FCA), para tirar ela do centro de Cachoeira, São Felix, fazendo com que passe por Feira de Santana, assim como a recuperação da rodovia Centro Atlântica que liga o Porto de Aratu até Juazeiro. E ao Sul liga até Brumado”, disse Rui Costa.

Ainda segundo o governador, todas as vezes em que foram feitas solicitações para tocar algum dos projetos na Bahia, o governo federal não emitiu autorização. Ele acrescentou que espera que o governador eleito Jerônimo Rodrigues (PT), junto com o presidente eleito Lula (PT), possam dar seguimentos para pautas importantes para a economia baiana.

“Sei da escassez de recursos da União. Mas, tendo como ajudar a Bahia, a gente cria uma forma de conseguir recurso, até mesmo com a iniciativa privada ou com PPP [Parceria Público-Privada] que possam ser materializadas com o pagamento ao longo dos anos”, conclui o governador.

Firmamos também convênios para a construção de novas creches na cidade. Infelizmente, o Governo Federal segue sem realizar os repasses financeiros necessários para a construção destas unidades. Por isso nós vamos realizar estas obras e entregar as creches para os baianos. pic.twitter.com/WxJVYlKMXm

— Rui Costa (@costa_rui) November 29, 2022

 

Classificação Indicativa: Livre


Tags política governador pt presidente governo petista Governo da Bahia obras Rui Costa projetos Jair Bolsonaro bolsonaro codevasf Anel de Contorno de Feira de Santana Ferrovia Centro Atlântica

Leia também


Câmara Municipal vota nesta terça projetos do Executivo relacionadas à área da saúde


Rui Costa revela momento mais difícil do governo


Morre filho de prefeito de cidade baiana; saiba detalhes