Política

Rui Costa diz que chapa de ACM Neto é "bolsonarista e anti-Lula"

Ex-governador afirmou que os adversários sempre se posicionaram contra políticas públicas implantadas pelos governos petistas  |  Devid Santana / BNEWS - Divulgação

Publicado em 07/07/2026, às 11h41   Devid Santana / BNEWS - Divulgação   Redação

O pré-candidato ao Senado Rui Costa (PT) afirmou que a chapa majoritária da oposição na Bahia, liderada pelo pré-candidato ao governo ACM Neto (União Brasil), representa o bolsonarismo no estado. Em entrevista à rádio Baiana FM, o ex-ministro da Casa Civil disse que o grupo é “bolsonarista e anti-Lula” e acusou seus integrantes de terem atuado contra o presidente durante os primeiros anos do atual mandato.

Segundo Rui, ACM Neto e o prefeito de Salvador, Bruno Reis, fizeram críticas frequentes ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva antes do período eleitoral. Para o petista, a mudança de postura ocorreu em razão da alta aprovação de Lula na Bahia, onde, segundo ele, o presidente deve repetir o desempenho das últimas eleições.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

O ex-governador também afirmou que os adversários sempre se posicionaram contra políticas públicas implantadas pelos governos petistas, como o sistema de cotas nas universidades e programas de inclusão social. Na avaliação de Rui Costa, essas posições aproximam toda a chapa de oposição do legado político do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Ao comentar sua passagem pela Casa Civil, Rui afirmou que encontrou um cenário de forte desequilíbrio fiscal ao assumir o ministério, em janeiro de 2023. Segundo ele, o governo Bolsonaro deixou um rombo superior a R$ 200 bilhões, incluindo precatórios sem pagamento e despesas do Bolsa Família que, segundo disse, não estavam previstas no Orçamento.

Rui também declarou que a gestão Lula recebeu milhares de obras de saúde e educação paralisadas em todo o país. Apesar desse cenário, afirmou que o governo reorganizou as contas públicas, retomou investimentos e impulsionou a economia, destacando a redução do desemprego, o aumento da renda média e programas de renegociação de dívidas para famílias, microempreendedores individuais e pequenos empresários.

Classificação Indicativa: Livre


TagsACM NetoLuiz Inácio Lula da SilvaRui Costaanti-LulaBruno ReisJair Bolsonarobolsonarismo

Leia também


Rui Costa acusa ACM Neto de mentir ao comentar promessa de "humilhar" Jerônimo: "Quando desvia o olhar, está mentindo"


Rui Costa diz que ACM Neto usa “argumento frágil” para justificar dinheiro recebido pelo Banco Master