Política

Rui Costa se safa de convocação após mobilização de governistas; entenda

Essa é a segunda vez que governistas atuam para evitar a convocação de Rui Costa  |  Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil

Publicado em 11/07/2023, às 16h15   Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil   Cadastrado por Edvaldo Sales

A convocação do ministro da Casa Civil, Rui Costa, na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura as ações do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) foi retirada de pauta após ação da base do governo Lula (PT)

Segundo o jornal Folha de S. Paulo, os parlamentares da Comissão aprovaram em sessão nesta terça-feira (11) apenas a convocação do ex-ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), o general Gonçalves Dias. 

Ainda de acordo com a reportagem, essa é a segunda vez que governistas atuam para evitar a convocação de Rui Costa. Membros do governo avaliam que a participação do chefe da Casa Civil no colegiado poderia trazer desgastes ao Planalto.

Membros de partidos da base do Executivo tentavam, momentos antes de começar a sessão, selar acordo com o relator e o presidente da CPI, Ricardo Salles (PL-SP) e Tenente Coronel Zucco (Republicanos-RS), respectivamente, para retirar o requerimento da pauta. 

Ao final, Zucco anunciou aos presentes que iria retirar de pauta a convocação de Rui Costa e sinalizou que o requerimento deverá voltar a ser apreciado pela comissão na primeira semana de agosto. Deputados como Éder Mauro (PL-PA) e Coronel Chrisóstomo (PL-RO) protestaram contra a decisão da mesa.

Classificação Indicativa: Livre


Tags casa civil ministro convocação Rui Costa Comissão Parlamentar de Inquérito CPI do MST Movimento dos Trabalhadores Sem Terra

Leia também


Valdemar Costa Neto assume ter recebido hacker a mando de Zambelli


Lula afirma que vai reunir ministros para discutir fim da fila do INSS: ‘Não tem explicação’


Presidente do PL admite que foi um "erro" chamar Tarcísio de Freitas para reunião; entenda