Política

Saiba como será diplomação de Lula nesta segunda-feira

Diplomação de Lula vai ocorrer no TSE e tem algumas particularidades  |  Ricardo Stuckert/PT

Publicado em 11/12/2022, às 14h12 - Atualizado às 14h20   Ricardo Stuckert/PT   Cadastrado por Yuri Abreu

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), será diplomado, nesta segunda-feira (12), em uma sessão que vai ocorrer no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, e que contará com a presença de quase 300 convidados.

Na mesma ocasião, também será diplomado o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB). A cerimônia tem como objetivo formalizar a escolha do candidato eleito pela maioria dos brasileiros.

Entre os que confirmaram presença no evento, segundo o UOL, estão os ex-presidentes Dilma Rousseff (PT) e José Sarney (MDB), assim como ministros do TSE e do Supremo Tribunal Federal (STF), parlamentares, governadores e futuros integrantes do governo Lula. Familiares dos dois eleitos também estarão presentes.

O primeiro a fazer o discurso será o petista. Em seguida, a palavra será do presidente da Corte Eleitoral, ministro Alexandre de Moraes. A previsão é que a cerimônia tenha duração de pouco mais de uma hora.

Passagem da faixa

A passagem da faixa presidencial - um processo mais simbólico - ainda está indefinida, já que o derrotado nas urnas em 30 de outubro, Jair Bolsonaro (PL), não não confirmou a participação de Bolsonaro na cerimônia, marcada para as 14h do dia 1º de janeiro de 2023.

Janja da Silva, mulher de Lula, e futura primeira-dama do Brasil, anunciou que antes e depois do evento oficial haverá um show com nomes como Paulinho da Viola, Margareth Menezes, pastor Kleber Lucas, Pabllo Vittar e Martinho da Vila, entre outros.

Classificação Indicativa: Livre


Tags TSE Lula Geraldo Alckmin diplomação Alexandre de Moraes

Leia também


Fogo amigo? Lula e cúpula do PT recebem críticas internas antes de anúncio ministerial; entenda


Perícia feita em menina que morreu após tomar chá abortivo surpreende; saiba motivo


Internautas não perdoam e cobram o hexa de Marcia Sensitiva; entenda