Política

Saiba quais deputados baianos querem CPMI do 8 de janeiro

A proposta foi levantada pelo PL, mas alguns integrantes partidos que ocupam cargos na equipe do presidente Lula (PT) também apoiaram a CPIM  |  Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Publicado em 25/02/2023, às 12h08   Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados   Cadastrado por Daniela Pereira

Bolsonaristas comemoraram o alcance de 173 assinaturas na Câmara dos Deputados e 32 no Senado para abertura da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) a fim de investigar os atos golpistas do 8 de janeiro, em que apoiadores radicais do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) vandalizaram os prédios dos Três Poderes, em Brasília.

A proposta foi levantada pelo PL, mas alguns integrantes partidos que ocupam cargos na equipe do presidente Lula (PT) também assinaram a lista. Entre eles, PP, União Brasil, MDB e Republicanos.

Dos 39 parlamentares que compõem a bancada baiana no Congresso, apenas quatro assinaram pela abertura da CPMI. Na lista de apoiadores divulgada pelo deputado federal bolsonarista do Mato Grosso do Sul, Marcos Pollon, constam os nomes de Capitão Alden (PL), João Carlos Bacelar (PL), Roberta Roma (PL) e Rogéria Santos (Republicanos).

 

MANOBRA

A estratégia da oposição é utilizar a CPI para desgastar o governo Lula e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, com o argumento de que o governo federal foi omisso diante das invasões. O governo Lula (PT) é contra a instalação sob alegação de que isso desviará o foco da agenda legislativa.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Brasília cpmi bolsonaristas 8 de janeiro

Leia também


Deputados gastaram recorde de R$ 26 milhões economizados na pandemia em apenas um mês


Caso MEC: Deputados da Bahia avaliam viabilidade de CPI contra ministro de Bolsonaro; veja opiniões