Política

Saiba qual estratégia do bolsonarismo para desviar foco de escândalo das joias

A 'nova' estratégia já foi utilizada anteriormente pelo ex-presidente Bolsonaro durante a sua gestão  |  Alan Santos / PR

Publicado em 30/08/2023, às 12h42   Alan Santos / PR   Cadastrado por Tácio Caldas

O ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) começou a adotar estratégias para desviar o foco das investigações sobre o caso das jóias. Em um evento realizado em Belo Horizonte, o ex-chefe do executivo federal exaltou o fato de ser contra o aborto, a liberação das drogas e questões de gênero.

Isso tudo porque nesta quinta-feira (31) Bolsonaro irá depor pela quinta vez para a Polícia Federal (PF) sobre o caso das joias e os presentes recebidos durante o seu mandato. De acordo com o deputado federal Rogério Correia (PT), essa foi "uma jogada, uma tentativa de desviar de assunto, fazer uma cortina de fumaça".

O que aconteceu

É notório a adoção das novas estratégias bolsonaristas. A base de Bolsonaro têm falado cada vez mais sobre pautas de costumes enquanto ficam em silência quando o assunto são as investigações contra o ex-presidente. Por outro lado, os aliados de Lula (PT) já perceberam essa estratégia que é 'antiga'. 

"A inclusão de temas de costumes em momentos de crise é uma tática antiga usada pelo bolsonarismo desde as crises da gestão Jair Bolsonaro na Presidência", afirmou o deputado federal Duarte Jr. (PSB).

Apesar disso, ele e outros governistas veem esse cenário com algo positivo. Isso porque é possível obsercar que a sociedade e a imprensa estão 'vacinadas' contra essa repetição dessas ações para desviar o assunto dos inquéritos.

Sem cortina de fumaça

Se a base governista afirma ser uma tentativa de cortina de fumaça, a oposição tem refutado essa tese. Eles tem afirmado que o ressurgimento desses temas não é algo organizado, mas que se tratam de 'bandeiras' levantadas pela base conservadora, algo que sempre estará presente em seus discussos e posicionamentos.

Assista ao Radar BNews da última terça-feira (29):

Classificação Indicativa: Livre


Tags deputado federal pt psb Lula polícia federal oposição Belo Horizonte presidência aborto PF PL imprensa Jair Bolsonaro base governista bolsonaro sociedade bolsonarismo Jair Messias Bolsonaro rogério correia cortina de fumaça Duarte Jr. liberação das drogas questões de gênero

Leia também


Ex-BBB se rende a novos procedimentos estéticos e abre o jogo sobre cirurgia: "Estou sem meus peitos"


Jovem chora após algo inesperado acontecer durante exame de cachorro; assista


Homem de 47 anos morre soterrado em garimpo ilegal de manganês