Política
Publicado em 14/09/2026, às 15h44 - Atualizado às 16h03 Bruno SpadaCâmara dos Deputados Maycol Douglas
O deputado baiano Antonio Cezar Correia Freire (PL-SP), conhecido como Cezinha de Madureira, está sendo alvo da terceira fase da Operação Transparência, da Polícia Federal (PF), que apura possíveis práticas dos crimes de exploração de prestígio, tráfico de influência, corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
O parlamentar nasceu em 1973 na cidade de Ipiaú, na Bahia, é aliado do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça e é um influente deputado evangélico e da ala bolsonarista. A operação da PF foi autorizada pelo ministro Flávio Dino, também do STF.
Em nota, Cezinha afirmou que confia "plenamente na Justiça" e que está à disposição das autoridades. Além disso, o parlamentar garantiu que tem a "conduta sempre ilibada" e que vai prestar os esclarecimentos necessários.
Cezinha ainda criticou o andamento das investigações ao afirmar que as medidas de "tamanha repercussão" deveriam ter sido conduzidas com a "devida distância de qualquer circunstância política ou eleitoral".
📲 Clique aqui e inscreva-se no canal do BNews no Youtube!
De acordo com informações do Uol, Cezinha teria articulado um encontro privado entre o ministro André Mendonça e o banqueiro Daniel Vorcaro. Mendonça confirmou que encontrou Vorcaro uma vez em São Paulo, em março de 2025.
O gabinete de Mendonça informou que o ministro se limitou a ouvir Daniel Vorcaro e que a conversa teve como tema apenas debates sobre créditos de precatórios de interesse do Banco Master e não houve, em nenhum momento, menções à crise do banco.
“Vou explodir o p*teiro”, dispara candidato a deputado estadual ao comparar política brasileira a prostíbulo
PF libera dados de celular de Vorcaro para ministros do STF antes de sessão polêmica