Política

Saiba quem é o único deputado baiano a ocupar Presidência de comissão na Câmara dos Deputados

Comissões da Câmara dos Deputados foram instaladas nesta quarta-feira (15)  |  Antônio Cruz/Agência Brasil

Publicado em 15/03/2023, às 17h16 - Atualizado às 17h21   Antônio Cruz/Agência Brasil   Yuri Abreu

A Câmara dos Deputados instalou, nesta quarta-feira (15), as 30 comissões permanentes da Casa Legislativa, com PT (incluindo aí a Federação com o PCdoB e o PV) e o PL dividindo o protagonismo no comando da maior parte dos colegiados.

De um lado, o partido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), vai comandar cinco comissões: Fiscalização Financeira e Controle; Saúde; Segurança Pública e Combate do Crime Organizado; Esportes; e Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família (CPASF).

Por sua vez, os seguintes colegiados (4) terão o comando da Federação PT-PCdoB-PV: Constituição, Justiça e Cidadania; Finanças e Tributação; Trabalho; Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial.

Após estes, o partido que obteve mais presidencias de comissões foi o União Brasil: Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Minas e Energia; e Desenvolvimento Urbano.

No entanto, entre todos esses 30 colegiados, apenas um deles terá um parlamentar baiano: o deputado federal Félix Mendonça Jr, do PDT, presidente da sigla na Bahia. Ele vai comandar a Comissão de Desenvolvimento Econômico (CDE).

Entre as atribuições da CDE estão a análise de propostas atinentes a relações econômicas internacionais; assuntos relativos à ordem econômica nacional; política e atividade industrial, comercial e agrícola; setor econômico terciário; sistema monetário; moeda, câmbio e reservas cambiais; comércio exterior; políticas de importação e exportação em geral; acordos comerciais, tarifas e cotas; atividade econômica estatal; programas de privatização; e monopólios da União.

Em seu quarto mandato, o pedetista pretende pautar no colegiado temas como a questão dos juros, da dívida pública, do estímulo à industrialização do país e do combate à importação de produtos agrícolas, a exemplo do cacau, de países que permitem o uso de mão de obra análoga à escravidão.

“Desenvolvimento econômico é do que o Brasil precisa. É necessário revisar muitas coisas, facilitar a reforma tributária, gerar empregos. Precisamos agregar valor à economia e não apenas exportar minérios e outros bens primários”, disse Félix Mendonça Júnior.

Classificação Indicativa: Livre


Tags deputado federal Câmara dos Deputados PDT comissões felix mendonça jr

Leia também


Carballal se pronuncia sobre rumores de negociação por cargo no Governo Jerônimo


Festival da Cidade conta com programação especial para comemorar o aniversário de Salvador; confira


BBB 23: Falsidade? MC Guimê divide web após abraçar Ricardo; confira