Política
Publicado em 03/09/2026, às 15h52 - Atualizado às 15h55 Divulgação Henrique Brinco
O SBT, integrante do pool de veículos responsável pelo debate entre os candidatos à Presidência da República marcado para 14 de setembro, às 22h, divulgou uma nota em que "reafirma a importância da participação de todos os candidatos convidados no encontro". O texto, disparado para a imprensa nesta quinta-feira (3), é uma cobrança diante da não confirmação das presenças dos dois principais candidatos do pleito deste ano, Lula (PT) e Flávio Bolsonaro (PL).
Receba as principais notícias de Política no canal do BNews no WhatsApp
"O Momento da Decisão, maior parceria já formada entre veículos de comunicação brasileiros para a realização de debates eleitorais, reúne, em ordem alfabética, CNN Brasil, Exame, Metrópoles, Novabrasil FM, Rádio Itatiaia, RedeTV!, Rede Vida, SBT, SBT News, Terra e VEJA+ TV. A organização de debates em pool atende a uma demanda apresentada pública e formalmente por partidos políticos em eleições anteriores, com o objetivo de evitar a multiplicação de encontros ao longo de um período curto de campanha", declarou a emissora, em nota.
"Todas as campanhas convidadas participaram das reuniões preparatórias, nas quais foram discutidos o formato, as regras e as condições para a realização do debate. Augusto Cury (Avante), Renan Santos (Missão), Ronaldo Caiado (PSD) e Romeu Zema (Novo) já confirmaram presença. Diante disso, os veículos que integram O Momento da Decisão reforçam o convite a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Flávio Bolsonaro (PL) e pedem uma definição sobre sua participação até o próximo dia 7, uma semana antes da data marcada para o evento", continuou o canal.
O SBT reforçou ainda que "o debate presidencial é uma oportunidade fundamental para que os eleitores conheçam e comparem diretamente as propostas, posições e visões de país dos candidatos à Presidência da República, em um ambiente comum, submetido às mesmas regras e ao contraditório".
"A participação dos candidatos em um encontro dessa relevância representa respeito ao debate público, ao processo democrático e, sobretudo, ao eleitor, que tem o direito de conhecer e confrontar as propostas daqueles que pretendem governar o País", finalizou o canal.
Nos bastidores, a avaliação é de que Lula não deve ir ao encontro, diante da grande quantidade de candidatos de direita, já que isso o tornará como o principal alvo dos encontros. Já Flávio tem declarado que só irá a debates em que o candidato petista estiver presente.