Política
Publicado em 09/07/2026, às 10h34 Divulgação Rebeca Santos
A Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) registrou, na última quarta-feira (8), boletim de ocorrência na Delegacia Territorial de Itabuna pelo furto da placa de inauguração da primeira etapa do Sistema Viário da BA-649.
De acordo com o registro, o deputado estadual Leandro de Jesus e o empresário Francisco França participaram da ação, que teria contado com cerca de dez homens aparentemente armados.
Segundo informações prestadas à delegada Ana Paula Fontes, os envolvidos teriam se apresentado de forma intimidatória, invadido o local que estava interditado por questões de segurança e utilizado uma chave de fenda para remover a placa, avaliada em R$ 500.
Agentes de vigilância da empresa responsável pela obra também teriam sido intimidados durante a ação.
A placa havia sido instalada na última sexta-feira (3 de julho), ocasião da entrega da primeira etapa do Sistema Viário da BA-649, executado pela empresa SVC Construções.
A primeira etapa da obra, já concluída e liberada ao tráfego, incluiu a implantação dos 18 quilômetros da Rodovia Gabriela, entre Itabuna e Ilhéus, as pontes Dona Flor e Jubiabá, a duplicação de 2,3 km ligando a Avenida Juracy Magalhães à Ponte Dona Flor (margem esquerda do Rio Cachoeira) e a duplicação de 5,1 km entre a Ponte Dona Flor e as imediações da Câmara Municipal de Itabuna (margem direita).
Os trechos entregues já estão sendo utilizados pela população, com ações de orientação aos motoristas em andamento. A operação ocorre enquanto prossegue a implantação definitiva do sistema binário entre a BA-649 e a BR-415.
Renan Santos detona jingle da pré-campanha de ACM Neto: “Acha que o eleitor é um imbecil”