Política

Senador sugere que Lula silencie sobre PL das saidinhas; entenda

O senador Randolfe Rodrigues (sem partido/AP) sugere que Lula silencie sobre PL das saidinhas para que haja "sanção tácita"  |  Waldemir Barreto / Agência Senado

Publicado em 11/04/2024, às 19h05 - Atualizado às 19h05   Waldemir Barreto / Agência Senado   Davi Lemos

O líder do governo no Congresso Nacional, senador Randolfe Rodrigues (sem partido/AP) sugeriu ao presidente Lula que ele silencie sobre o PL das "saidinhas", que limita saídas temporárias de presos no Brasil. Ele defende "sanção tácita" do projeto, ou seja, automática, o que ocorre quando o presidente da República não se manifesta sobre a matéria aprovada no legislativo.

A posição de Randolfe é defendida pelo ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, mas é contestada pelos ministros Sílvio Almeida (Direitos Humanos) e Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública); os dois últimos defendem veto parcial à proposta aprovada no Congresso. Randolfe entende que um veto do presidente Lula seria derrubado pelos parlamentares.

“Temos posições distintas. A posição nossa, do núcleo político, a minha posição pessoal é pela sanção tácita. O presidente da República não sancionar nem vetar e declinar para a pronúncia do Congresso Nacional. E tem a defesa do veto, do veto parcial, a posição defendida sobretudo pelos colegas ministros dos Direitos Humanos e da Justiça”, disse o líder do Governo a jornalistas.

O presidente da República tem até às 23h59min (horário de Brasília) desta quinta-feira (11) para sancionar ou vetar o texto.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Lula congresso nacional randolfe rodrigues PL das saidinhas

Leia também


Governo vai vetar trecho de 'projeto das saidinhas' que impedia saída de presos do semiaberto para visitar família


Direto de Brasília: Senadores retomam debate sobre aumento de pena para crimes cometidos em saidinhas