Política

STF condena a 17 anos de prisão primeiro réu envolvido no 8/1

Aécio Lúcio Costa Pereira foi enquadrado em cinco crimes  |  Rosinei Coutinho/SCO/STF

Publicado em 14/09/2023, às 13h12 - Atualizado às 13h42   Rosinei Coutinho/SCO/STF   Cadastrado por Eduardo Dias

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, proclamou, nesta quinta-feira (14), o resultado do plenário da Corte que condenou o primeiro réu envolvido nos atos antidemocráticos de oito de janeiro. 

Aécio Lúcio Costa Pereira foi sentenciado a 17 anos de prisão, além de multa de R$ 44 mil e pagamento solidário de R$ 30 milhões por dano moral coletivo. A medida foi do relator do caso, ministro Alexandre de Moraes.

Os ministros Edson Fachin, Luiz Fux, Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes e Rosa Weber seguiram integralmente o voto do relator. Barroso e André Mendonça votaram para condenar o réu por 4 crimes. (Barroso absolveu por abolição violenta do Estado democrático e Mendonça absolveu por Golpe de Estado). Nunes Marques só votou por condenar por dano qualificado e deterioração do patrimônio.

Antes da condenação, Moraes e o ministro André Mendonça tiveram uma discussão séria durante o julgamento. O bate boca teve início depois que Mendonça sinalizou que não via razão para condenar o réu por tentativa de golpe de Estado.

Em seguida, Moraes acusou o colega de STF de levar ao tribunal uma “teoria da conspiração” de que o governo atuou contra o próprio governo durante os atos.

Classificação Indicativa: Livre


Tags stf Supremo Tribunal Federal Rosa Weber Alexandre de Moraes atos antidemocráticos oito de janeiro Aécio Lúcio Costa Pereira 17 anos de prisão

Leia também


Lula dá indícios sobre quem será seu próximo escolhido ao STF


Voto de Nunes Marques não foi bem recebido no STF; saiba mais