Política

Voto de Nunes Marques não foi bem recebido no STF; saiba mais

Felipe Sampaio / SCO / STF
Após voto no julgamento do 8/1, integrantes da Corte tratam entendimento do colega como 'carta branca' para novos atentados à democracia  |   Bnews - Divulgação Felipe Sampaio / SCO / STF

Publicado em 14/09/2023, às 08h55 - Atualizado às 08h58   Cadastrado por Tácio Caldas


FacebookTwitterWhatsApp

Alguns integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF) não aceitaram bem o voto do Ministro Nunes Marques no julgamento do primeiro réu dos atos antidemocráticos do 8 de Janeiro. De acordo com a apresentadora do Conexão GloboNews, Daniela Lima, o entendimento usado pelo jurista soou como "uma carta branca" para quem deseje agir em novas tentativas de intimidar os Três Poderes com atos de violência e força.

No voto, o ministro desconsiderou o caráter golpista do 8 de Janeiro. Na ocasião, ele afirmou que os milhares de responsáveis pelos atos antidemocráticos eram, na verdade, pessoas "inaptas". Ainda segundo ele, essas pessoas escolheram um caminho inviável para forçar uma 'virada de mesa'.

Ainda em seu voto, Marques entendeu que, pelo fracasso da tentativa de 'virada de mesa' deveria insentar o primeiro réu em julgamento. A única punição defendida pelo ministro foi a da condenação por dano ao patrimônio público e depredação. Essa sanção possui uma pena de dois anos e meio de detenção em regime aberto.

Durante o julgamento, um dos integrantes do STF, se posicionou contrário ao entendimento de Nunes Marques. Este integrante teria dito que o ministro estaria "dando uma autorização para fazerem tudo de novo".

Vale lembrar que o caso será retomado na Corte nesta quinta-feira (14) e apesar do entendimento divergente do ministro Nunes Marques, a expectativa é a de que permaneça o viés do entendimento de Moraes. Alexandre, em seu voto, indicou a aplicação de uma pena de 17 anos ao réu.

Assista ao Radar BNews da última quarta-feira (13):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp