Política

STF está prestes a condenar mais cinco participantes dos atos golpistas

Com 5 a 0 no plenário virtual, é preciso de mais um voto para confirmar a prisão dos acusados  |  Marcelo Camargo / Agência Brasil

Publicado em 30/09/2023, às 12h55 - Atualizado às 12h55   Marcelo Camargo / Agência Brasil   Daniel Serrano

O Supremo Tribunal Federal (STF) está perto de condenar mais cinco pessoas envolvidas nos atos golpistas do dia 8 de janeiro. Com 5 a 0 no plenário virtual da Corte, é preciso de mais um voto para confirmar a prisão dos acusados em cinco ações penais diferentes.

A acusação usa a mesma linha que levou à condenação dos três primeiros réus do 8 de janeiro. Tanto o trio que já foi condenado  quanto os cinco que estão em julgamento foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por cinco crimes: associação criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e deterioração de patrimônio tombado.

Em seu voto, o ministro Alexandre de Moraes defendeu penas que variam de 12 a 17 anos para o pagamento de uma indenização no valor de R$ 30 milhões a ser paga por todos os condenados. Em quatro dos casos, Moraes acolheu a denúncia da PGR integralmente. No  último, ele defendeu absolvição pelos crimes de dano qualificado e deterioração de patrimônio por falta de provas.

Os ministros Edson Fachin, Dias Toffoli e Rosa Weber acompanharam o voto de Moraes nos cinco casos. Já o ministro Cristiano Zanin seguiu Moraes com ressalvas.

O STF iniciou na última terça-feira (26) o julgamento das ações em sessão virtual.A previsão é de que os julgamentos sigam até esta segunda (2). Ainda faltam depositar seus votos os ministros Luís Roberto Barroso, Kassio Nunes Marques, André Mendonça, Gilmar Mendes, Cármen Lúcia e Luiz Fux.

Classificação Indicativa: Livre


Tags stf gilmar mendes PGR André Mendonça Cármen Lúcia Rosa Weber Dias Toffoli Luís Roberto Barroso Edson Fachin Alexandre de Moraes cristiano zanin luix fux Kassio Nunes Marques atos golpistas

Leia também


Dupla é multada em quase R$ 1 milhão por pescar toneladas de sardinha sem licença


Governo dos EUA pode paralisar na madrugada deste domingo; entenda