Política

Tarcísio veta empresários de lançarem seu nome como candidato à Presidência da República

Tarcísio tomou a decisão após Bolsonaro ter sido declarado inelegível  |  Rafa Neddermeyer / Agência Brasil

Publicado em 09/07/2023, às 10h14 - Atualizado às 10h18   Rafa Neddermeyer / Agência Brasil   Cadastrado por Bernardo Rego

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), mandou um recado a empresários ressaltando que, se algum deles, lançar sua candidatura à Presidência da República, estará contraindo "inimizade" com ele. O aviso também foi repassado a apoiadores políticos. As informações são da Folha de São Paulo. 

A proibição aconteceu após o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ter sido declarado inelegível por determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A intenção de Tarcísio é frear o entusiasmo de integrantes do mercado financeiro e do empresariado com a possibilidade de ele ser o sucessor político do ex-presidente.

Segundo interlocutores, o governador sabe que, se tiver o nome lançado para a eleição presidencial de 2026, entrará no foco das duas maiores lideranças políticas do país: Lula (PT), que deve ser candidato à reeleição, e Bolsonaro, que já mostrou com clareza que não pretende entregar o bastão político para ninguém por enquanto.

Para Tarcísio, ter uma boa relação institucional o presidente Lula é essencial: o governo de SP, apesar de todo o poder financeiro, depende do governo federal para viabilizar diversas políticas públicas.

Classificação Indicativa: Livre


Tags polítca governador São Paulo eleições Presidência da República Tarcísio de Freitas

Leia também


Ex-ministro de Bolsonaro diz ao TSE que 'nem se lembrava' da minuta golpista


OUÇA: Áudios bombásticos expõem relação indevida entre Moro e réu: 'juíz ladrão'