Política

Tarifaço: Marco Rubio acusa governo Lula de não negociar com "boa-fé"

O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, disse que a culpa pelo tarifaço é da gestão do presidente Lula  |  Reprodução / Redes Sociais / Arquivo

Publicado em 16/07/2026, às 18h41   Reprodução / Redes Sociais / Arquivo   Davi Lemos

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, responsabilizou o presidente Lula (PT) pela entrada em vigor da nova tarifa adicional de 25% sobre produtos brasileiros, prevista para o próximo dia 22 de julho. A manifestação foi feita nesta quinta-feira (16), um dia após o governo norte-americano oficializar a medida por meio do Escritório do Representante de Comércio dos EUA (USTR), encerrando uma investigação comercial iniciada há cerca de um ano.

Em publicação na rede social X, Rubio afirmou que a decisão é consequência da postura adotada pelo governo brasileiro nas negociações. "Não haja confusão sobre o motivo: o Presidente Lula e seu governo não negociaram com os EUA de boa-fé". Em seguida, acrescentou: "Suas políticas econômicas são ruins para os americanos e ruins para os brasileiros. No último ano, Lula colocou seu próprio ego à frente de fazer um acordo pelo bem-estar do povo brasileiro, e essas tarifas são o preço por isso".

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

O representante comercial dos Estados Unidos, Jamieson Greer, também comentou o desfecho da investigação e disse que as conversas mantidas entre os dois países não produziram avanços. "As extensas negociações com o Brasil ao longo do último ano não resolveram essas questões, mas continuamos abertos a prosseguir com as negociações com o Brasil para promover as mudanças há muito necessárias nos problemas identificados nesta investigação", afirmou.

Em resposta, o governo brasileiro classificou o dia 15 de julho como um momento negativo na relação bilateral. Em nota divulgada nesta quinta-feira, o Palácio do Planalto afirmou que a data "passará para a história das relações entre Brasil e EUA como um marco lastimável" e informou que recorrerá aos mecanismos previstos na Lei de Reciprocidade para responder às novas tarifas impostas por Washington.

Today, President Trump directed USTR to impose a 25% tariff on most Brazilian imports. Let there be no confusion about why: President Lula and his government have not negotiated with the US in good faith.

His economic policies are bad for Americans and bad for Brazilians. For…

— Secretary Marco Rubio (@SecRubio) July 16, 2026

Classificação Indicativa: Livre


TagsLulaEUAPalácio do PlanaltotarifaçoMarco rubio

Leia também


Ronaldo Caiado critica atuação de Lula e Flávio Bolsonaro sobre tarifaço


Ministro de Lula detona tarifaço dos EUA e denuncia motivação política