Política

Terra Yanomami: Base Federal é alvo de atentado após duas semanas de instalação

Base Federal está localizada na Aldeia Palimiú, em Roraima  |  Foto: Divulgação/Ibama

Publicado em 24/02/2023, às 07h04   Foto: Divulgação/Ibama   Cadastrado por Vinícius Dias

 

Uma Base Federal instalada na Aldeia Palimiú, em Roraima, dentro do território indígena Yanomami, foi alvo de atentado na madrugada desta sexta-feira (24). Segundo o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), homens armados furaram o bloqueio no rio Uraricoera e dispararam contra agentes do instituto, que haviam parado uma das embarcações dos garimpeiros. Os fiscais revidaram os tiros.

Um dos garimpeiros ficou ferido e foi preso pela PF (Polícia Federal) por atacar os servidores públicos. Os homens desciam o rio em sete "voadeiras" (barcos movidos a motor), de 12 metros, carregadas com cassiterita

Ainda de acordo com o Ibama, drones identificaram o minério roubado da terra indígena. Os homens fugiram após o ataque.

De acordo com o governo, a base de controle foi instalada no dia 7 de fevereiro e a segurança do local é feita por agentes da Força Nacional de Segurança Pública, da Polícia Rodoviária Federal e do Ibama.

"Foi um ataque criminoso programado. Todos aqueles que tentarem furar o bloqueio serão presos. Acabar com o garimpo ilegal é uma determinação do presidente Lula", disse Rodrigo Agostinho, presidente do Ibama.

A base, segundo o instituto, foi criada para "impedir a entrada de barcos com suprimentos e equipamentos para garimpos no território yanomami".

No dia 20 foi instalada uma barreira física com cabos de aço e desde então nenhum barco carregado se direcionou aos garimpos da região.

Todos temos ideia do que o garimpo causou na Terra Indígena Yanomami. Mas hoje descobrimos que a destruição é ainda maior do que se imaginava. É o que o @hyurypotter está revelando na @reporterb. As imagens são impressionantes: pic.twitter.com/tY04yZVxEg

— Diego Junqueira (@diegojunqueira) February 23, 2023

A base federal instalada numa aldeia na Terra Yanomami foi alvo de um atentado nesta quinta (23). Criminosos furaram o bloqueio montado no rio e atiraram em agentes do Ibama. @KarlaLucena_ tem os detalhes.

➡ Assista ao #J10 com @AlineMidlej: https://t.co/yAMjf4d3Tt #GloboNews pic.twitter.com/h9YDQwSzn4

— GloboNews (@GloboNews) February 24, 2023

 

Classificação Indicativa: Livre


Tags política atentado PF Ibama roraima indígenas yanomami

Leia também


Bolsonaro pode responder por genocídio no Tribunal Penal Internacional


Lembra dele? Senador flagrado com dinheiro na cueca vai presidir comissão sobre crise Yanomami