Política
Publicado em 18/06/2026, às 07h20 - Atualizado às 07h30 Arquivos / BNEWS Redação Bnews
O senador Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo no Senado Federal, foi alvo de um mandado de busca e apreensão cumprido pela Polícia Federal (PF) na manhã desta quinta-feira (18), durante a 9ª fase da operação Compliance Zero. A ação ocorre no âmbito de uma investigação que apura suspeitas de corrupção passiva, corrupção ativa e lavagem de dinheiro envolvendo o Banco Master.
Um mandado de busca e apreensão foi cumprido no apartamento do senador, que fica no bairro do Corredor da Vitória, um dos metros quadrados mais caros da capital baiana.
A empresa BK Financeira, ligada à nora do senador Jaques Wagner (PT-BA), recebeu ao menos R$ 11 milhões do Banco Master em contratos firmados a partir de 2022. Segundo sócio da companhia, os serviços prestados envolveram a prospecção e indicação de operações de crédito consignado. Wagner afirma não ter participado de qualquer intermediação e diz que cabe à empresa esclarecer a relação comercial.
Mandados em três estados
Ao todo, estão sendo cumpridos 18 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo STF (Supremo Tribunal Federal), nos estados da Bahia, São Paulo e no Distrito Federal. As medidas atingem endereços ligados aos investigados.
Crimes investigados
Segundo a investigação, os alvos são suspeitos de envolvimento em crimes de corrupção passiva, corrupção ativa e lavagem de dinheiro. A operação é conduzida pela Polícia Federal.