Política

Vereador de Salvador quer transformar 8 de janeiro em "Dia de Luta Pela Democracia"

Dia 8 de janeiro ficou marcado pelos ataques golpistas de apoiadores de Jair Bolsonaro  |  Marcelo Camargo / Agência Brasil

Publicado em 11/09/2023, às 15h05 - Atualizado às 15h06   Marcelo Camargo / Agência Brasil   Henrique Brinco

O vereador Tiago Ferreira, do PT, apresentou um projeto de lei que pode causar polêmica na Câmara de Salvador: ele quer instituir o "Dia de Luta Pela Democracia" no dia 8 de janeiro. A data ficou marcada pelos atentados golpistas contra o presidente Lula (PT) em Brasília.

Se aprovada, a nova lei "deverá ser divulgada e afixada nos meios de comunicação da prefeitura, nas administrações regionais, escolas municipais, espaços esportivos da rede municipal, unidades de saúde e outras repartições públicas do Município de Salvador".

"Essa data marca um episódio sombrio e alarmante na história de nosso país, quando atos golpistas ocorreram no dia 08 de janeiro de 2023, ameaçando os fundamentos da democracia e a ordem constitucional", descreve o petista, na justificativa.

Ele defende ainda que "a instituição da data "é uma resposta direta aos eventos traumáticos de 08 de janeiro de 2023, transformando uma data sombria em uma oportunidade de fortalecer nossa democracia".

"Ao reafirmar nosso compromisso com os valores democráticos e garantir que essa memória permaneça viva, buscamos construir um futuro mais resiliente e inclusivo para nossa nação", narra.

O projeto está tramitando nas comissões antes de chegar ao Plenário. Ainda não há data para apreciação, caso ele seja aprovado pelos colegiados.

Classificação Indicativa: Livre


Tags pt tiago ferreira 8 de janeiro

Leia também


Geddel detona delação premiada entre Mauro Cid e PF: “coisa de canalha”


“Conseguiu piorar”, diz Sérgio Moro após declarações de Lula sobre Putin


Réus de SP e PR são os primeiros 4 julgados pelo STF por ataques de 8/1