Política
Publicado em 02/10/2024, às 18h42 - Atualizado às 19h06 Reprodução/Instagram Gabriela Araújo
O vereador Francisco José Bezerra Araújo, conhecido como “Dindo Araújo”, foi afastado da presidência da Câmara de Vereadores de Nova Olinda, no Ceará, na manhã desta quarta-feira (2). O afastamento aconteceu após o político ser acusado de oferecer R$ 150 mil para o líder da oposição mudar de lado e passar a integrar o seu grupo político.
📰 Quer estar sempre por dentro? Siga o CANAL DO BNEWS NO WHATSAPP e não perca nenhuma novidade! Clique agora e fique atualizado!
O Ministério Público Eleitoral do Ceará (MPCE) pediu que Dindo fosse afastado depois do vazamento de áudios que falavam das negociações para comprar o apoio do vereador opositor, identificado como Damião Aureliano Ferreira de Sousa. Segundo a denúncia, os R$ 150 mil seriam pagos em espécie.
"A gente sabe que vereadores em Nova Olinda e em cidades pequenas têm remuneração de 4 mil a 6 mil reais, e o oferecimento de quantia de 150 mil para um líder de oposição levanta fortes suspeitas. Tanto é que essas fortes suspeitas, aliadas a outros elementos como a evolução patrimonial do investigado, levou o Ministério Público a requerer esses pedidos, deferidos pela Justiça Eleitoral", detalhou o promotor Ariel Alves, responsável pela operação.
Mandados de busca e apreensão foram cumpridos na casa do vereador e na Câmara. Durante as buscas, a Polícia Civil apreendeu celulares, cheques e uma quantia em dinheiro. Por meio de nota, Dindo Araújo disse que está sendo "vítima de uma farsa política".
Problema com avião presidencial afeta live de Lula com Boulos; entenda
Candidato a prefeito é preso pela PF após fazer "chuva de dinheiro" em comício