Política

Vetos de Bruno Reis a projeto que prevê distribuição de medicamentos à base de maconha é mantido na Câmara

Vereadores votaram pela manutenção dos vetos parciais do prefeito Bruno Reis  |  BNews/Domingos Júnior

Publicado em 03/04/2023, às 16h22 - Atualizado às 18h44   BNews/Domingos Júnior   Eduardo Dias

Os vereadores da Câmara Municipal de Salvador (CMS) votaram nesta segunda-feira (3) pela manutenção dos vetos parciais do prefeito Bruno Reis (União Brasil) a artigos do projeto de lei que determina a distribuição de medicamentos à base de maconha pelo SUS.

O projeto é de autoria do vereador André Fraga (PV). A votação dos vereadores foi pelo placar de 25 a 7. O texto prevê a criação da política municipal de uso da cannabis para fins medicinais e a distribuição gratuita de medicamentos prescritos à base da planta, que contenham em sua fórmula as substâncias Canabidiol (CBD) e/ou Tetrahidrocanabinol (THC). 

Bruno havia vetado o parágrafo 2, do artigo 1º da lei, que estende a distribuição gratuita obrigatória do medicamento às unidades de saúde privadas ou conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Na mensagem encaminhada à Câmara, que consta no Diário Oficial do Legislativo, o prefeito diz que “não restou claro, observada a redação, se as unidades privadas deverão distribuir, também gratuitamente o medicamento. Em caso positivo, teríamos uma interferência na atividade privada não permitida pela legislação pátria, mas como na forma do art.11 da Lei Complementar nº 95, de 1998 as normas devem ter como requisitos clareza, precisão e ordem lógica, não atende ao interesse público a manutenção de regra que pode gerar conflito na sua interpretação”.

Outros trechos da lei também foram vetados, como os incisos II, IV e V do art. 3º, incisos I a IV, VII e VIII e §2º do art. 5º e artigos 6º a 12, pois segundo o prefeito, o conteúdo tem ligação com a atividade do órgão municipal definido como coordenador da política, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), pois já fazem parte da atuação da pasta, a exemplo da celebração de parcerias e convênios, nos limites da autonomia municipal, seja por não estarem no rol das competências municipais como estudos e pesquisas agronômicas, dentre outras acerca dos usos terapêuticos e tradicionais da Cannabis sp. e formação e capacitação de profissionais da área de atenção à saúde, que envolve políticas de formação e apoio nas instituições superiores.

Classificação Indicativa: Livre


Tags CMS maconha câmara de Salvador Bruno Reis André Fraga cannabis

Leia também


Vereadores mantêm veto de Bruno Reis em projeto que obriga capoeira nas escolas


CONFUSÃO NA CMS! Co-vereadora chora após polêmica com cadeira destinada a Laina Crisóstomo; entenda


Bolsonaro não comparece à primeira manhã de trabalho no PL