Política

VÍDEO: Após condenação no STF, Zambelli faz campanha para pagar multa milionária

A deputada federal Carla Zambelli foi condenada a 10 anos de prisão e R$2 milhões em multas por invasão ao sistema do CNJ em 2023.  |  Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Publicado em 19/05/2025, às 12h30 - Atualizado às 12h30   Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados   Cadastrado por Daniel Serrano

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) usou as redes sociais nesta segunda-feira (19) para publicar um vídeo pedindo doações para pagar as multas judiciais em processos em que ela foi condenada.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no YouTube!

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

O post foi feito dias após a bolsonarista ser condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão e ao pagamento de R$2 milhões em danos morais coletivos por participar de um esquema de invasão ao sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ocorrido em 2023.

De acordo com Zambelli, o pedido de ajuda foi feito com “coração apertado” e “coragem para enfrentar tudo de cabeça erguida”. Ela disse ainda que não tem condições de quitar as multas sozinha. A deputada também negou ter cometido qualquer crime e voltou a dizer ser alvo de perseguição política.

Hoje venho aqui com o coração apertado, mas com coragem para enfrentar tudo de cabeça erguida. Fui condenada a pagar multas milionárias, mesmo sem ter cometido crime, por lutar pelas liberdades que acredito.

Antes mesmo do fim do processo, a Justiça já pode exigir esse pagamento… pic.twitter.com/CWcsD68UTN

— Carla Zambelli (@Zambelli2210) May 19, 2025

A condenação

A última condenação de Zambelli se trata da invasão dos sistemas do CNJ em janeiro de 2023. Segundo a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), a deputada foi a autora intelectual da ação.

A Polícia Federal informou que a invasão foi executada pelo hacker Walter Delgatti Neto, que confessou ter agido sob orientação da deputada. Ainda segundo a PF aponta, o hacker usou credenciais falsas para acessar o sistema do Judiciário Federal.

Classificação Indicativa: Livre


TagsJustiçapolícia federalstfCNJdoaçõeshackerConselho Nacional de Justiçadanos moraisperseguição políticacarla zambelliWalter Delgatti Neto

Leia também


Salvador vai sediar capacitação para mototaxistas e motofretistas; inscrição começa nesta terça-feira (20)


VÍDEO: Janja quebra o silêncio com resposta surpreendente sobre sua fala a Xi Jinping na China