Política
Publicado em 06/03/2026, às 13h06 Reprodução /Divulgação e Secretaria Nacional de Políticas Penais Yuri Pastori
O dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, preso na última quarta-feira (4), na Operação Compliance Zero, será transferido nesta sexta-feira (6) para uma penitenciária de segurança máxima, o Presídio Federal, em Brasília.
Segundo o portal Metrópoles, Vorcaro deixou a Penitenciária II Potim, no interior de São Paulo, por volta de 11h45. Ele é escoltado de Potim até o Aeroporto de São José dos Campos – um trajeto de 82 quilômetros – onde embarcará em uma aeronave da Polícia Federal (PF).
O banqueiro chegará a Brasília por volta das 16 horas. No mesmo presídio para onde Vorcaro irá, está preso o líder do PCC, Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola. O criminoso está em regime fechado desde 19 de julho de 1999, condenado por crimes como homicídios, tráfico de drogas, e roubo a banco.
Receba as principais notícias de Política no canal do BNews no WhatsApp
Vorcaro será escoltado no trajeto pela Polícia Penal Federal. Ao desembarcar na capital federal, o banqueiro será encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), onde passará por exames de praxe.
Rotina da cadeia
De acordo com informações da Secretaria Nacional de Políticas Penais, a rotina do preso na penitenciária federal engloba seis refeições e duas horas de banho de sol, por dia.
As celas medem, aproximadamente, 6 m² (seis metros quadrados) e possuem cama, sanitário, pia, chuveiro, mesa e assento. Não há tomadas elétricas e a energia do chuveiro e das lâmpadas são ativadas e desativadas em horários determinados.
De olho nas urnas: Alckmin deixa comando de Ministério em abril
Nikolas Ferreira falta à votação de auxílio para vítimas de chuvas em Minas Gerais