Política

Voto de Wagner causa racha na líderança do governo no Senado; entenda

Senador votou a favor da PEC que limita o poder do Supremo Tribunal Federal  |  Elza Fiúza / Agência Brasil

Publicado em 23/11/2023, às 06h20 - Atualizado às 06h35   Elza Fiúza / Agência Brasil   Redação

Após votar a favor da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que limita o poder do Supremo Tribunal Federal (STF), o senador Jaques Wagner (PT) surpreendeu a todos. Muitos ministros ficaram surpresos e um racha na liderança do governo no Senado Federal pôde ser observada, inclusive, com um ministro de Lula chamando Wagner de 'algoz' da votação.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

O curioso é que, com exceção de Wagner, todos os petitas seguiram a recomendação do partido e votaram contra a PEC. Na avaliação dos parlamentares governistas é que essa atitude do petista acabou por angariar até outros cinco votos favoráveis. Entre eles estariam os votos dos senadores como Otto Alencar (PSD), Mara Gabrilli (PSD) e Angelo Coronel (PSD). A matéria foi aprovada com 52 votos, sendo três a mais do que o necessário. 

Essa posição de Wagner também surpreendeu aos ministros do STF. Alguns magistrados, inclusive, avaliam que este pode ser um ponto de 'desvio' na relação do Supremo com o governo Lula (PT). Essa situação também destaca um outro problema: a falta de coordenação do governo. Isso porque Carlos Fávaro (PSD) foi exonerado a pedido para votar não na votação da PEC, contudo o líder do governo votou sim, nos dois turnos.

O detalhe que poucos estão falando é do movimento de Rodrigo Pacheco (PSD), que supostamente pressionou Jaques Wagner a ajuda-lo a aprovar a medida. Alguns parlamentares, inclusive, acreditam que este movimento de 'sacrifício' foi feito para poder ajudar ao governo a aprovar proposta na 'Casa Alta'. Entre elas as propostas de tributação dos fundos fechados e offshores e a taxação das apostas esportivas.

Assista ao Radar BNews da última quarta-feira (22):

Classificação Indicativa: Livre


Tags Jaques Wagner Wagner pt Lula otto alencar stf Supremo Tribunal Federal pec coronel Otto Mara Gabrilli psd Governo Lula angelo coronel Rodrigo Pacheco Proposta de Emenda Constitucional Carlos Fávaro Casa Alta

Leia também


Prefeitura anuncia pacotes de medidas para habitação; saiba detalhes


Ex-jogador do Corinthians é vítima de golpe que passa dos R$40 milhões; entenda


Professora demitida por beijar aluno convidou outra estudante para fumar