Política

Yanomami: Lula retorna a Roraima nesta segunda-feira (13); confira a agenda

Na agenda de Lula consta também a participação na 52ª Assembleia Geral dos Povos Indígenas de Roraima  |  Reprodução da TV

Publicado em 13/03/2023, às 08h59   Reprodução da TV   Daniela Pereira

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), viaja nesta segunda-feira (13) para Roraima. Esta é a segunda vez que o presidente visita o estado. A primeira foi em janeiro, quando ele flagrou os povos yanomamis em situação de desnutrição grave.

No Twitter, Lula contou que irá ao local para vistoriar a situação dos povos indígenas e reforçar ações contra a crise. “Em janeiro, estive em Roraima para somarmos esforços e enfrentarmos a crise contra o povo Yanomami. Hoje volto ao estado para o encontro de povos indígenas em Raposa Serra do Sol e para reafirmar nosso compromisso com a preservação ambiental e com os povos originários”, escreveu.

Em janeiro, o Ministério da Saúde declarou estado de emergência de saúde pública no território Yanomami para enfrentar à desassistência sanitária das populações. Ao menos oito crianças Yanomami em estado grave foram resgatadas por técnicos da pasta.

Na época o presidente Lula (PT) esteve no local, decretou a criação do Comitê de Coordenação Nacional, para discutir e adotar medidas em articulação entre os poderes para prestar atendimento a essa população, condenou a ação dos garimpos ilegais e culpou Jair Bolsonaro pela desassistência.

Na agenda de Lula consta também a participação na 52ª Assembleia Geral dos Povos Indígenas de Roraima. O evento é organizado pelo Conselho Indígena do Estado (CIR) e terá como tema “Proteção Territorial Meio Ambiente e Sustentabilidade”.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Lula roraima yanomamis

Leia também


PF destrói avião e acampamento do garimpo ilegal em comunidade yanomami


Bolsonaristas debocham de povos indígenas; veja vídeo