Política

Zé Ronaldo se manifesta após acusações de corrupção na Sedur e revela comissão para investigar denúncias

Zé Ronaldo afirmou que o vereador será convocado e terá que citar o nome dos servidores que "molhou a mão"  |  Deivid Santana / BNEWS

Publicado em 19/08/2026, às 16h56 - Atualizado às 17h03   Deivid Santana / BNEWS   Héber Araújo

O prefeito de Feira de Santana, Zé Ronaldo (União Brasil), falou ao BNews sobre as acusações do vereador Galeguinho SPA (União Brasil) sobre um suposto esquema de corrupção na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur). Segundo declarou, a fala do edil foi uma irresponsabilidade, mas revelou que um grupo de trabalho será criado para investigar as acusações.

O prefeito afirmou ainda que a comissão para investigar as denúncias deverá ser publicada ainda nesta quarta-feira (19), com a primeira reunião prevista para ser feita na quinta-feira (20). Ronaldo ainda afirmou que Galeguinho deverá ser o primeiro a ser convocado desse grupo, onde deverá revelar os nomes dos servidores a quem está acusando de corrupção.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Receba as principais notícias de Política no canal do BNews no WhatsApp!

“O secretário da pasta já deu explicações, já soltou uma nota pública sobre isso. O diário oficial vai publicar, ainda hoje, a portaria para criar essa comissão que vai apurar as denúncias e convidar o vereador [para prestar esclarecimentos]. Além de o vereador fazer a denúncia, ele mesmo disse que molhou a mão, então o vereador vai ser convidado e ele vai dizer de quem ele molhou a mão”, declarou.

“De quem ele molhou a mão? Ele vai dizer, e ao fazer isso o servidor que ele citar o nome vai ser convocado, vai ser dado o direito a defesa, e posteriormente o processo encaminhando tomaremos a decisão de enviar para o ministério público”, completou o prefeito. 

O prefeito ainda ressaltou que a denúncia feita pelo vereador foi de uma irresponsabilidade, visto que as declarações foram uma acusação de corrupção sem dar nomes ou provas. “Qualquer pessoa que faça uma denúncia e não diga a denúncia completa está cometendo um ato irresponsável”, completou.

Entenda o caso

Durante sessão da Câmara de Vereadores de Feira de Santana, realizada nesta quarta, Galeguinho SPA afirmou que servidores da Sedur fazem cobranças irregulares de dinheiro para emitir certificados de regularidade de construções no município, o Habite-se. Segundo ele, é preciso ficar “molhando a mão de um a mão de outro” para conseguir que sejam feitas fiscalizações, e que o certificado seja emitido.

Youtube Câmara de Feira de Santana
BNews

O que diz a Sedur

“A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) informa que foi surpreendida com as declarações do vereador Flávio Arruda, conhecido como Galeguinho SPA, sobre suposta prática de corrupção ativa e passiva envolvendo a liberação de licenças para construtores em Feira de Santana.

Diante da denúncia apresentada pelo edil durante sessão da Câmara Municipal, a Procuradoria-Geral do Município de Feira de Santana informa que encaminhou notificação ao gabinete do vereador, solicitando que sejam informados os nomes das pessoas envolvidas na denúncia.

A medida tem como objetivo possibilitar a devida apuração dos fatos e a adoção das providências cabíveis pelos órgãos competentes.

O secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, José Braga Neto, também se coloca à disposição da Câmara Municipal de Feira de Santana para prestar todos os esclarecimentos necessários e responder aos questionamentos relacionados à denúncia apresentada.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) reafirma seu compromisso com a transparência, a apuração dos fatos e o cumprimento das normas legais.”

Classificação Indicativa: Livre


TagsCâmara MunicipalFeira de Santanacorrupçãozé ronaldoGaleguinho spa