Religião

Devotos cumprem promessas a Iemanjá: 'mãe poderosa'

Depositar flores em agradecimento à Rainha do Mar é uma das tradições do 2 de Fevereiro  |  Vagner Souza e Yasmin Garrido/BNews

Publicado em 02/02/2020, às 08h45   Vagner Souza e Yasmin Garrido/BNews   Yasmin Garrido e Léo Sousa

"Filhas" e "filhos" de Iemanjá cumprem promessas à Rainha do Mar durante a festa que cultua a entidade religiosa neste 2 de fevereiro, no Rio Vermelho, em Salvador.

Zumira de jesus, 79, manifesta sua devoção a Iemanjá há 15 anos ininterruptos. Ela depositou flores como oferenda ao orixá.

"Mãe poderosa, amada. Eu amo. Já fiz promessa, cumpri. Eu fiquei alejada, vim pra aqui, fiquei boa das pernas. Ando, vou até o mar", conta com emoção a mãe de onze filhos.


Dona Zumira depositou flores para Iemanjá (Foto: Yasmin Garrido)

A carioca Caterine Moura, 42, vem do Rio de Janeiro todo ano para a Festa de Iemanjá. Vestida de azul e branco, cores tradicionais da Rainha do Mar, ela explica:

"É uma tradição de família. Minha família é daqui de Salvador. Nós moramos no Rio, mas a minha vó era baiana, e passou essa tradição pra gente. Então todos os anos a gente vem. A fé é uma coisa que você tem ou você não tem, né? Não tem muita explicação. A conexão com Iemanjá vem também da conexão com o mar e da energia boa, positiva e da sensação de proteção".

No Rio de Janeiro, o culto a Iemanjá acontece no dia 31 de dezembro. "Mas, [em Salvador] é completamente diferente. Então todos os anos vir aqui é muito especial".

Classificação Indicativa: Livre


Tags Rio Vermelho Salvador Iemanjá yemanjá devotos promessas. cumprem