Salvador

Simulados de evacuação previstos para este sábado são suspensos por conta do acionamento das sirenes

Os simulados que seriam realizados neste sábado (10) nas comunidades de Bosque Real, em Sete de Abril, Calabetão e Bom Juá   |  Divulgação/Codesal

Publicado em 10/04/2021, às 08h18   Divulgação/Codesal   Redação BNews

Os simulados que seriam realizados neste sábado (10) nas comunidades de Bosque Real, em Sete de Abril, Calabetão e Bom Juá serão suspensos por conta do acionamento das sirenes do Sistema de Alerta e Alarme nas comunidades.

De acordo com a Defesa Civil de Salvador (Codesal), além do acumulado de chuva nestas regiões atingir 150 mm em 72 horas, requisito para acionamento das sirenes, há também a previsão da continuidade de chuvas fortes.

Em todas as comunidades no qual o sistema foi acionado, as equipes da Codesal estiveram presentes alertando os moradores sobre o alto risco de deslizamento de terra e a necessidade de saírem das residências com brevidade e seguirem as rotas de fuga determinadas para um local seguro. 

Há abrigos mantidos pela Prefeitura nos locais durante toda a Operação Chuva de modo a acolher os cidadãos quando houver o acionamento do Sistema de Alerta e Alarme. Além destas três comunidades, houve ainda acionamento da sirene nas comunidades de Mamede, no Alto da Terezinha, e em Moscou, em Castelo Branco. 

A Codesal reforça que, em caso de acionamento do sistema, os moradores devem ter um kit preparado com documentação e medicamentos controlados para caso seja necessário se deslocar com rapidez. Além disso, é recomendado que os aparelhos elétricos das residências sejam desligados antes de deixarem seus lares.

A operação, que visa preservar vidas, conta com apoio das Prefeituras-Bairro, da Guarda Civil Municipal (GCM), da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre) e da Secretaria da Educação (Smed), por meio das Gerências Regionais de Educação.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Codesal bnews