Salvador

Operação Caruru: Codecon diz que Feira de São Joaquim é local mais barato para comprar os ingredientes

  |  Divulgação/Codecon

Publicado em 20/09/2021, às 21h03   Divulgação/Codecon   Redação BNews

A Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) realizou neste mês a Operação Caruru 2021 em Salvador, ação feita anualmente em setembro, período conhecido pela tradição da oferta do prato baiano dedicado aos santos Cosme e Damião. Nas diligências, o órgão constatou que a Feira de São Joaquim, na Cidade Baixa, é o lugar com preços mais baratos para comprar os itens que compõem a refeição.

Leia mais: Codecon inaugura Central Municipal de Atendimento ao Consumidor e CDC digital

Na operação, a Codecon fiscaliza não só os menores preços, mas também a condição dos produtos que são ofertados, tanto de consumo quanto de armazenamento. Os principais ingredientes considerados no levantamento são o azeite de dendê, o quiabo, o camarão seco, a castanha, o leite de coco, o feijão fradinho e o coco seco.

De acordo com a Codecon, comerciantes flagrados vendendo produtos de modo irregular geralmente são notificados com advertência pelo órgão, para que regularizem a situação. No entanto, quando se trata da comercialização de produtos com o prazo de validade vencido, é aplicado um auto de infração com previsão de multa, que varia conforme a receita dos últimos três meses do proprietário autuado.

Leia também:
STJ aceita denúncia, e governador do AM vira réu por irregularidades em uso de verbas da pandemia
Apartamento é arrombado em edifício no Caminho das Árvores

Classificação Indicativa: Livre


Tags Salvador economia caruru São Joaquim consumidor feira codecon bnews ingredientes