Salvador
Publicado em 13/05/2025, às 13h20 Deivid Santana | BNews Redação Bnews
Uma árvore centenária, localizada na área do estacionamento do Colégio Antônio Vieira, em frente ao Santuário Nossa Senhora de Fátima, foi removida no último sábado (10). Segundo a instituição, a decisão foi tomada após avaliações técnicas e diversas tentativas anteriores de preservação e segurança para quem transita na região do Garcia.
De acordo com o colégio, a árvore apresentava fungos e rachaduras, o que aumentava o risco de queda em uma área de grande circulação. Por isso, a remoção foi realizada de forma preventiva, “priorizando sempre a segurança dos estudantes, colaboradores e da vizinhança”, informou a assessoria em nota oficial.
Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no YouTube!
A ação contou com autorização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) e foi executada dentro dos parâmetros legais e ambientais, de acordo com a instituição. O Vieira também se comprometeu a realizar o replantio de mudas em locais planejados, "reforçando o compromisso com a sustentabilidade e a valorização da natureza".
Ainda no texto, a instituição destacou o histórico de iniciativas ambientais, como a transformação de um antigo campo em bosque com vegetação nativa e a criação de novas áreas verdes para os estudantes. O colégio reiterou seu compromisso de educar pelo exemplo, atuando com transparência, responsabilidade e respeito à vida em todas as suas formas.
Um vídeo gravado por um morador da região mostra o início da remoção da árvore. Confira:
Motorista perde o controle do caminhão e atinge carros na Ladeira do Retiro; assista
VEJA: Idoso morre após ser atropelado na Avenida Paralela; saiba detalhes