Salvador

Árvores caem com chuva no Matatu de Brotas e moradores alertam para risco constante; assista

Situação recorrente preocupa moradores, que temem novos acidentes com a queda de galhos durante chuvas fortes.  |  Leitor BNews

Publicado em 13/06/2025, às 13h06   Leitor BNews   Juliana Barbosa

A queda de parte de um bambuzal no Condomínio Jardim Pitangueiras, no bairro do Matatu de Brotas, em Salvador, durante a chuva desta sexta-feira (13), reacendeu o alerta e causou dor de cabeça os moradores. Apesar de, desta vez, os galhos não terem bloqueado a rua, os episódios têm se repetido e causado preocupação. 

“A situação é recorrente. Basta chover um pouco mais forte que os bambus caem. Já teve dia que ninguém conseguiu sair com o carro. Estamos preocupados com a possibilidade de acidente”, disse uma moradora, que preferiu não se identificar. 

A administração do condomínio afirma que o problema é antigo e que a prefeitura já foi acionada diversas vezes. Em novembro de 2024, um ofício foi enviado à Secretaria Municipal de Manutenção (SEMAN) solicitando a poda do bambuzal por representar risco à vida e ao patrimônio. O documento, assinado pelo síndico geral Carlos Moura, foi protocolado e acompanhado de diversos números de chamados via telefone 156. 

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Em imagens gravadas na época por uma moradora que preferiu não se identificar, é possível ver que a saída de carros foi obstruída, e os galhos quase atingiram carros estacionados no local.

Novos pedidos foram reforçados em março deste ano. Um ofício à SEMAN voltou a relatar o perigo dos bambus e cobrou providências urgentes. No mesmo mês, outro documento foi enviado à Limpurb, solicitando, além da poda, a capinação de áreas e a redução de árvores em risco de tombamento. 

Ofício protocolado pelo administrador do condomínio.
Ofício protocolado pelo administrador do condomínio.

Procurada pela reportagem, a Secretaria Municipal de Manutenção (SEMAN), informou que encaminhou o caso ao setor de manutenção de áreas verdes e solicitou vistoria no local. Segundo o órgão, a demanda será incluída na programação, mas ainda sem previsão para a execução, já que os serviços prioritários, neste período de chuvas, estão sendo definidos pela Defesa Civil de Salvador (CODESAL). 

Imagens das câmeras de segurança internas do condomínio registraram o momento da queda. 

Classificação Indicativa: Livre


TagsSalvadoracidentechuvaCodesalDefesa CivilmoradoreslimpurbdocumentopatrimônioCondomínioriscocapinaçãobambuzalsemanÁrvorespodaSecretaria Municipal de Manutençãocarlos mouramatatu de brotasJardim pitangueiras

Leia também


VÍDEO: Apresentadora famosa se irrita com boato de ida para a Band e dispara: “Não sou substituta de ninguém!”