Salvador

Ladeira no Centro Histórico tem novo nome; confira

A proposta do novo nome para a Ladeira no Centro Histórico foi da vereadora Marta Rodrigues  |  Google Street View

Publicado em 03/05/2024, às 00h01   Google Street View   Cadastrada por Letícia Rastelly

A Ladeira da Praça, no Centro Histórico de Salvador, mudou de nome nesta quinta-feira (02), passando a se chamar Ladeira Revolta dos Malês. A proposta da vereadora Marta Rodrigues, que foi aprovada na Câmara e sancionada pelo prefeito Bruno Reis, já foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM).

A Ladeira, que liga a Rua Chile a Av. José Joaquim Seabra (Baixa dos Sapateiros), fica entre a Câmara de Vereadores e Corpo de Bombeiros. Foi neste local que um grupo de africanos escravizados e libertos se rebelou, desencadeando a Revolta dos Malês, nos dias 24 e 25 de janeiro de 1835.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

A proposta da vereadora afirma que a mudança do nome representa a valorização “dos heróis nacionais e representatividade do povo negro e da luta abolicionista que sofrem com a tentativa de apagamento histórico e cultural”. “É justa e necessária a homenagem ao aludido evento, símbolo de resistência e de representatividade”, diz o documento.

Classificação Indicativa: Livre


TagsSalvadorMarta RodriguesCentro Históricorua chileladeira da praçaLadeira Revolta dos Malês

Leia também


“Soube por Terceiros”: José Medrado relata descaso no atendimento das juntas e perícias médicas; saiba como denunciar


Investimentos, prejuízos e receitas: Saiba detalhes sobre balanço do Grupo City no Bahia